postado em 20/09/2014 13:31
O governo federal vai esperar ao menos 30 dias para decidir que medidas tomar em relação aos erros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como possíveis afastamentos do órgão. Em nova coletiva de imprensa convocada para explicar os erros da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Míriam Belchior, afirmou que ainda não há definições sobre o assunto. ;Nossa decisão foi determinar duas comissões, sendo uma delas de sindicância interna para apurar as razões dos erros e as eventuais responsabilidades funcionais;, afirmou a ministra.
Míriam Belchior contou que manteve contato com a presidente do IBGE, Wasmália Bivar, durante todo o dia de ontem. ;Evidentemente conversamos ontem o tempo inteiro. Prefiro esperar que a comissão de sindicância composta pelos quatro ministérios apresente as recomendações ao governo. Só depois disso o governo tomará qualquer providência;, disse.
[SAIBAMAIS] Além de Míriam Belchior, os ministros da Educação, Henrique Paim, do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri, estiveram presentes na coletiva e comentaram os novos dados. ;É preciso avaliar as tendências, e não pequenas variações numéricas. A tendência geral é de redução da desigualdade social;, disse Tereza Campello.