postado em 22/09/2014 12:30
Um estudante brasileiro morreu na última sexta-feira (19/9) no Arizona, Estados Unidos, ao fazer uma trilha em uma montanha. Emanuel Rodrigo Biana Costa Bezerra, 22 anos, era estudante de Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Ceará e estava no país há um mês pelo programa Ciência Sem Fronteiras.
Emanuel estava no parque Camelback Mountain, em Phoenix, acompanhado de amigos e um guia quando desfaleceu em um mal súbito, proveniente de desidratação avançada. Segundo a mãe do estudante, Ana Maria Biana, autoridades locais disseram que ele teve dificuldade na subida, acabou passando mal e pediu um tempo para descansar antes da descida.
Segundo amigos da família, o estudante teria sofrido "uma pequena queda, de dois ou três metros, em um passeio em um parque rural, o que complicou o estado de grande desidratação".
A irmã de Rodrigo, que é médica, viajou para os EUA nesse domingo para tratar da liberação do corpo, que deve chegar ao Brasil nesta terça-feira (23/9). A Universidade Federal do Ceará lamentou a morte de Emanuel em nota oficial. "Esvai-se uma vida, sepulta-se uma promissora vocação e isto nos empobrece a todos. Pesarosos, transmitimos à família de Emanuel Rodrigo as nossas mais sentidas condolências."