Brasil

Macuco é o município com menos eleitores no estado do Rio de Janeiro

O município tem o menor número de eleitores no estado. São 6.560 de acordo com dados do TRE-RJ

postado em 30/09/2014 16:51
Um fato curioso faz de Macuco, na região serrana fluminense, o município com o menor número de eleitores no estado do Rio de Janeiro - eles são 6.560, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) - e também aquele em que a população é inferior ao eleitorado.

O prefeito Félix Lengruber esclareceu, em entrevista à Agência Brasil, que isso ocorre devido a um problema de limite territorial com o município vizinho de Cantagalo, cuja área está em litígio há cerca de 40 anos e envolve polo cimenteiro e jazidas de calcário. A ação está no Supremo Tribunal Federal (STF), com 2 votos a 0 a favor de Macuco, de acordo com o prefeito. Mas, em virtude do litígio, 50% do território de Macuco não foram recenseados. ;Não contaram nem para uma cidade, nem para outra;, ressaltou.


Por essa razão, Lengruber disse que em Macuco o número de eleitores ultrapassa em 110% o da população, que ele estima em 12 mil habitantes. Mas, pelo Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem só 5.269 moradores. A população da cidade é, em sua maioria, urbana. Em torno de 600 eleitores vivem da zona rural, e há uma evasão que tem se acentuado a cada ano, disse o prefeito, adiantando que na década de 1970 a população rural era em torno de 4 mil pessoas.

O município de Macuco está preparado para as eleições do próximo domingo (5). ;A população participa mesmo;, disse Félix Lengruber, e explicou que, por ser uma cidade do interior, a disputa entre os candidatos é acirrada.

Titular da 52; Zona Eleitoral, que atende aos municípios de Macuco e Cordeiro, a juíza Samara Freitas Cesário disse que a campanha para a eleição na região está bem tranquila. Ela informou que todos os preparativos para a eleição foram providenciados, e sua expectativa é "que corra tudo com tranquilidade;. Lengruber acrescentou que as campanhas na região têm transcorrido tranquilas, sem incidentes sérios. ;São municípios pequenos, e o eleitorado é também pequeno;, destacou.

Não houve nenhum pedido de reforço de policiamento para o dia da votação. A juíza esclareceu que as zonas eleitorais têm policiamento 24 horas por dia, nos dias que antecedem a eleição, e no próximo domingo haverá policiamento efetivo nos locais de votação. No maior local, que reúne oito seções eleitorais, haverá reforço do policiamento. ;No dia, tem todo um trabalho da Polícia Militar (PM) para fiscalização;, disse ela, que se resume a um policial por local de votação e até três PMs em locais com maior afluência de eleitores.

Ao todo, Macuco terá 23 seções eleitorais, em seis locais de votação, concentradas na zona urbana. ;Macuco tem cerca de 78 quilômetros quadrados e não tem zona rural;, segundo a juíza. A equipe de apoio à juíza nas eleições é integrada por sete servidores no cartório, que trabalham na preparação da eleição e farão também a fiscalização. No dia da eleição haverá ainda oito administradores de prédios nos locais de votação, além de 92 mesários - todos moradores de Macuco.

Só 85 novos eleitores se cadastraram para esta eleição. Todos tiraram o título eleitoral neste ano e estarão exercendo o direito de voto pela primeira vez. São jovens eleitores, com menos de 18 anos. A eleitora mais velha da cidade tem 98 anos, mas por uma questão de sigilo, a juíza Samara Freitas não mencionou o nome.

A expectativa do prefeito Félix Lengruber é que a eleição tenha a participação de 90% do eleitorado. Do total de 6,560 eleitores, entre 5% e 10% devem justificar o voto. ;São filhos de macuquenses que estudam ou trabalham em outras cidades;, concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação