Brasil

Operação Amazônia reúne 4 mil homens das Forças Armadas até o dia 21

Trabalhos cívico-sociais em comunidades ribeirinhas estão incluídos na operação

postado em 10/10/2014 15:20

As Forças Armadas iniciam nesta sexta-feira (10/10) a Operação Amazônia, com o objetivo de aperfeiçoar a defesa e soberania da região amazônica. O treinamento vai se concentrar em Manaus, Boa Vista e na cidade de Normandia (RO). O exercício reúne, até o dia 21, cerca de 4 mil homens da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

De acordo com o Ministério da Defesa, a finalidade da operação é aprimorar ações de controle de tráfego fluvial, treinar incursões terrestres ofensivas e defensivas, aperfeiçoar saltos de paraquedistas e atividades de defesa antiaérea. Trabalhos cívico-sociais em comunidades ribeirinhas também estão incluídos.



;A região amazônica apresenta características desafiadoras para as operações militares realizadas, especialmente quanto aos deslocamentos, às distâncias e dificuldades de acessos condicionados aos meios fluviais e às condições climáticas;, explicou o general do Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar De Oliveira, comandante militar da Amazônia. ;A operação é importante para a manutenção da capacidade operativa das tropas na região;, completou.

Esta é a terceira edição da Operação Amazônia, que já ocorreu em 2011 e 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação