Brasil

Para conservar a cidade, grupo de artistas "reforma" ruas de São Paulo

A ideia surgiu para trazer uma reflexão sobre a relação do cuidado das pessoas com as paisagens urbanas da cidade

postado em 13/10/2014 11:14
Todas as reformas são gravadas e publicadas no site do grupo

Pintar faixas de pedestres, colar azulejos no chão, arrumar placas e lixeiras, limpar estátuas e corrimões na rua parecem problemas para o governo resolver, mas passaram a fazer parte da rotina de um grupo de amigos paulistas. Com o intuito de despertar o interesse em conservar o cenário urbano da cidade, o artista plástico Rodrigo Machado, 41, e os cineastas Gustavo McNair , 28 anos e Filipe Machado, 30 anos, criaram o projeto "Serviços Gerais".

A primeira intervenção do grupo foi o conserto de uma cerca de proteção do metrô Ana Rosa e desde então eles não pararam mais. Todas as intervenções do grupo são gravadas e publicadas no . De lá pra cá, eles já fizeram dezenas de intervenções na cidade.

Rodrigo conta que a ideia surgiu para trazer uma reflexão sobre a relação das pessoas com a cidade. O gasto com o material sai do bolso deles, mas Filipe garante que os reparos nunca passaram de R$ 30. "O valor está em despertar este novo olhar de cuidado para o que é nosso", completa Felipe.



Neste vídeo, Rodrigo arruma uma cerca da cidade

Para Gustavo, um dos idealizadores do projeto, a iniciativa é um ponto de partida para anestesia cotidiana em não contribuir com o visual da cidade ."A gente acaba só reclamando, vendo os defeitos de um todo a que não temos controle, e acabamos ignorando as pequenas coisas que nos são próximas e possíveis", conta.

Assista a um dos vídeos do grupo:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação