postado em 20/10/2014 07:52
O calor não deu trégua para os brasileiros no fim de semana. Calor e seca foram registrados em várias regiões do país mais uma vez. A estiagem preocupa moradores de São Paulo, receosos com a possibilidade de desabastecimento de água no estado, e incêndios atingem parques em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura bateu o recorde do ano pela terceira vez em Belo Horizonte, com 36,6;C, enquanto a umidade do ar ficou em 20%. São Romão, no Norte de Minas Gerais, alcançou 40,4;C. Porém, a chegada de uma massa de ar frio vinda do Sul pode aliviar o clima no Sudeste e no Centro-Oeste. O Inmet prevê chuvas hoje em São Paulo, possibilidade no DF e garantia para amanhã, além de queda de temperatura do Rio.
Na capital carioca, as praias ficaram lotadas no domingo. O calor foi até moderado em relação aos 42;C previstos. De acordo com o Climatempo, a máxima na cidade foi de 39,5;C na Vila Militar, na Zona Oeste, mesmo local onde foi registrado o atual recorde de 41,6;C do último dia 13. Na Zona Sul da capital fluminense, os termômetros ficaram em 30;C. Em São Paulo, a temperatura alcançou 36;C no meio da tarde. O estado que sofre com chuvas abaixo das médias históricas há 10 meses e teme a falta de água aguarda mudanças climáticas. Informações do Inmet indicam que há possibilidade hoje de uma frente fria vinda do Sul se chocar com a massa de calor e gerar fortes temporais.
Por enquanto, o nível do Sistema Cantareira caiu mais uma vez e ficou em 3,6%. O sistema abastece 6,5 milhões de pessoas nas Zonas Norte e Central, partes das Zonas Leste e Oeste, além de outros municípios. Por problemas técnicos, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) deixou de informar a situação dos reservatórios no site da empresa. Os dados estão sendo publicados nas redes sociais.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .