Brasil

Fotos de antes e depois mostram escassez de água nas represas da Cantareira

De acordo com a Sabesp, caso não chova nos próximos dias, parte da reserva técnica pode acabar em novembro

postado em 21/10/2014 16:08

As fotos foram tiradas em um intervalo de seis mesesA foto acima é uma comparação entre duas imagens de uma represa da região da Cantareira. Ingrid Venturini, acompanhada de seu filho, registrou o primeiro momento há seis meses na cidade de Nazará Paulista (64 km de São Paulo). O nível do Sistema Cantareira, nesta terça-feira (21/10), está em 3,5% segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Venturini postou a foto em seu Facebook, a publicação foi compartilhada por mais de 8 mil pessoas. Ela frisou: "Pessoal vocês estão desacreditando que vamos ficar sem água, as pessoas não podem ver uma torneira saindo água, que começam a esbanjar. Vamos colocar a mão na consciência e economizar. Vejam o antes e depois da represa de Nazaré Paulista".

Uma liminar judicial do Ministério Público Federal vetou a retirada de água do reservatório. Entretanto, a decisão foi suspensa pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 3; Região (TRF3). O pedido da suspensão veio da Sabesp e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).

De acordo com a Sabesp, caso não chova nos próximos dias, parte da reserva técnica pode acabar em novembro. A declaração contestou a fala do governador Geraldo Alckmin, que negou a escassez de água para o próximo mês. O recurso é a utilização da segunda cota do volume morto, que acrescentou 106 bilhões de litros ao sistema. A Agência Nacional de Águas (ANA) determinou que o uso dessa cota obedeça regras que garantam o abastecimento da região metropolitana de São Paulo, até abril de 2015, sem prejuízo à bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.



Os moradores da região metropolitana de São Paulo e dos municípios vizinhos estão optando pela compra de água mineral nos supermercados. Outra alternativa encontrada pelos paulistas são os serviços de caminhões-pipa. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a cidade de São Paulo é de pancadas de chuva nesta terça-feira. Há possibilidade de chuva nos próximos dois dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação