postado em 29/10/2014 12:58
A operação das polícias Civil e Militar efetuada no final da madrugada desta quarta-feira (29/10) em oito comunidades da zona norte da capital fluminense apreendeu quatro armas de guerra, dentre elas fuzis automáticos de longo alcance, com capacidade para atingir alvo a até 2 mil metros de distância.Foram apreendidos também, uma réplica de fuzil, três pistolas 9 milímetros, quatro carregadores, 23 tabletes de maconha, um colete à prova de balas, um rádio-transmissor, um celular, além de 36 rojões - fogos de artifício usados na entrada das favelas para avisar a chegada da polícia. A operação recuperou 11 veículos roubados: dez carros e uma moto. Quatro veículos estavam em oficina de desmanche no Chapadão.
Até as 10h, quatro pessoas foram presas, entre elas, uma mulher foragida do sistema penitenciário e um menor. A ação integrada tem a participação de 262 policiais civis e militares de delegacias especializadas e das unidades de elite da Polícia Militar (PM), com apoio dos batalhões da corporação que atuam nas comunidades.
Segundo o comandante do Batalhão de Choque da PM, coronel André Vidal, os carros foram apreendidos no Chapadão e no Morro da Pedreira, locais de maior incidência de roubos de veículos, dentre eles, caminhões que transportam cargas com eletrodomésticos e cigarros.
"De acordo com o levantamento da Secretaria de Segurança Pública esta região é considerada esconderijo de traficantes. Sempre efetuamos operações nesta área com sucesso, e conseguimos devolver os carros aos seus donos", explicou.
Devido aos atos de violência no entorno, a Secretaria Municipal de Educação informa que 15 escolas, oito Espaços de Desenvolvimento Infantil e nove creches estão sem atendimento nesta quarta-feira em Anchieta, Pavuna, Costa Barros, Barros Filho, Fazenda Botafogo, Acari e Honório Gurgel. As unidades atendem 12.703 alunos.