postado em 30/10/2014 16:51
Mais de 100 mil postos de saúde do país vacinarão crianças de seis meses até cinco anos contra poliomielite, responsável pela paralisia infantil, entre os dias 8 e 28 de novembro. A campanha de imunização foi divulgada nesta quinta-feira (30/10) pelo Ministério da Saúde. No mesmo momento em que for vacinada contra a poliomielite, a criança também receberá a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. Ambas as vacinas serão dadas como reforço, por isso devem tomá-las as crianças que tiverem com a carteira de vacinação em dia.Serão distribuídas 17,8 milhões de doses da vacina oral, em gotinhas, contra polio. Elas servem como reforço às doses anteriores que devem ser tomadas nos primeiros meses de vida. Já as crianças que tiverem com a imunização atrasada, deverão tomar a vacina inativada poliomielite, que é injetável. A vacina tríplice viral também é injetável.
A intenção é imunizar 95% do público alvo, que corresponde a 12,5 mihões de crianças contra paralisia e 10,9 milhões contra sarampo. Para ajudar os pais a atualizarem a carteira de vacinaçao dos filhos, o Ministério da Saúde atualizou um aplicativo para smartphones e tablets. Nele, é possível acessar a carteira de vacinação eletrônica, infomações sobre as vacinas e receber lembreters para tomar segundas doses.
As campanhas de segmento contra o sarampo, como é chamada esta de novembro ocorreria de cinco em cinco anos, sendo que a última foi em 2011. A de 2014, então, foi antecipada, segundo o seceretário de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, pelos registro de casos no exterior. ;Como tem 150 mil (casos) no mundo, isso serve de alerta. E o Brasil está se antecipando e fazendo a campanha de segmento para aumentar a nossa proteção;, afirmou. Segundo o Ministério, 10 países registraram casos de poliomielite em 2013 e em 2014 e 157 nações registraram 154.637 casos de sarampo.
O Brasil erradicou a polio há 25 anos. Já o sarampo também teve a transmissão interna erradicada em 2000, no entanto, há registro de "casos importados" no país. O maior número desses casos acoteceu entre o 2013 e este ano, quando houve 224 notificações em Pernambuco e 451 no Ceará. Como ainda não há mais de um ano desde que se iniciou o registro dos casos, o país ainda não tem uma transmissão sustentada, segundo critérios internacionais. Por causa dos registros, a campanha será lançada em 8 de novembro no Ceará.
Campanha
A partir da semana que vem, a campanha de vacinação começará a ser veiculada em rádio, televisão e mídia impressa. O Zé Gotinha será o personagem principal, que terá a companhia das personagens infantis Peppa Pig e Minions nas peças publicitárias.