Jornal Correio Braziliense

Brasil

Bolsistas têm notas maiores que alunos das instituições públicas

Estudantes do ProUni com benefício integral acertaram 49,3% do Enade, índice superior à média dos acadêmicos de instituições federais e estaduais. Exigências do programa, como limite de uma reprovação ao longo do curso, podem explicar a boa performance



A pesquisa é baseada nos microdados do Inep, autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC), referentes aos anos de 2010, 2011 e 2012. O estudo não faz diferenciação da nota em relação ao curso do aluno. Nos três ciclos avaliados, foi possível abordar as três grandes áreas de ensino: humanas, biológicas e exatas. Nesse período, 1.384.466 alunos fizeram o Enade. A análise está relacionada a 56% dos casos, isto é, 787.470 respondentes da prova. Os pesquisadores justificam que o recorte da amostra é necessário para gerar ;dados de maior confiabilidade;, ao considerar apenas os alunos que se dedicaram a responder as questões da prova sem deixar uma seção inteira em branco.

Até o momento, estudos educacionais mostravam que os alunos do Prouni eram melhores na comparação com os colegas de classe nas instituições privadas. Segundo a pesquisa da Abraes, os acadêmicos que não têm bolsa tiveram um aproveitamento de 41,88%, abaixo da média geral de 43,19%.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.