postado em 05/11/2014 11:19
Os 29 terminais de ônibus de São Paulo estão parados, na manhã desta quarta-feira (5/11), por protesto de motoristas e cobradores contra o aumento de ataques ao transporte coletivo. A paralisação já causa pelo menos 93 km de lentidão nas vias da capital paulista, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
[SAIBAMAIS] Os profissionais reclamam da onda de incêndios de ônibus pela cidade desde 2013. A revolta se intensificou depois da morte do motorista John Brandão, de 40 anos, em 22 de outubro. Ele teve 70% do corpo queimado em um ataque.
A lentidão corresponde a 10,7% dos 868 km de vias monitoradas, indíce acima da média para o dia e horário (10,3%). O trânsito na cidade é prejudicado ainda pela chuva.
O sindicato da categoria diz que a previsão é que a paralisação seja encerrada ao meio-dia. Por ora, apenas os terminais Amaral Gurgel e Princesa Isabel, na região central, estão abertos. A Secretaria Municipal de Transportes diz que adota "todas as medidas na tentativa de diminuir transtornos à população".