Brasil

Eduardo Paes inaugura segunda Fábrica de Escolas do Amanhã, no Rio

A zona oeste do Rio será a região mais beneficiada da cidade

postado em 06/11/2014 18:49
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, inaugurou nesta quinta-feira (6/11), no bairro de Vila Kennedy, zona oeste da cidade, a segunda unidade do projeto Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola. A fábrica vai construir estruturas pré-moldadas, armazenar e distribuir material para 136 novas unidades da rede municipal de ensino, que vão gerar 100 mil novas vagas. A primeira fábrica foi inaugurada na Ilha do Fundão, na semana passada.

A zona oeste do Rio será a região mais beneficiada da cidade, com 77% das novas unidades escolares, nas quais os alunos terão sete horas diárias de aulas. Mais duas fábricas serão inauguradas até o fim do mês, nos bairros de Sepetiba e Vargem Grande, na mesma região.

O objetivo da prefeitura carioca é ter pelo menos 35% dos alunos da rede municipal de ensino em turno único nas escolas, de acordo com o prefeito, para quem o programa Fábrica de Escolas do Amanhã é mais um avanço para a melhoria das condições de educação no município.

"A zona oeste é uma das áreas da cidade que mais precisa disso", segundo ele, porque "é a que mais se expande, e tem menos estrutura física de escolas. Então, é fundamental a gente abrir essa nova fábrica aqui, funcionando a todo vapor a partir de agora. A gente aposta no futuro da cidade, coisa que só vamos perceber daqui a uns anos, mas nós vamos ter um Rio muito melhor, por causa desse projeto".



Além de sete horas de aulas, as novas escolas terão mais duas horas de atividades extraclasse e espaço de desenvolvimento infantil (EDI). Ao todo, a prefeitura planeja o funcionamento de 213 escolas nesse regime: as 136 a serem construídas mais 77 em operação, que serão reorganizadas -- um terço delas em bairros da zona oeste da cidade.

Para a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, os 13 mil alunos, aproximadamente, a serem beneficiados, vão ter mais qualidade no estudo, com aulas em tempo integral e professor trabalhando na mesma escola 40 horas semanais. "Será uma escola muito competente, com todos os instrumentos para bom ensino. É um presente para sociedade e, com certeza, os alunos serão bem formados e vão poder seguir a vida estudantil com muita qualidade", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação