Brasil

No primeiro dia do Enem, 65 candidatos são eliminados por uso de celulares

Mesmo sabendo que é proibido usar o celular durante o exame, alguns candidatos tentaram burlar a regra fazendo fotos da prova ou dos cartões de resposta.

Daniela Garcia
postado em 08/11/2014 20:50
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 foi marcado pelo desafio de mais de 8,7 milhões de estudantes na resolução de questões de ciências humanas e da natureza, e também pela tensão na chegada nos locais de prova e pela repressão aos candidatos no uso indevido do celular. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), foram desclassificados 65 inscritos nesse sábado, todos por utilizarem o aparelho móvel ou publicar fotos em redes sociais, em referência ao Enem. Segundo o governo federal, o número de ausentes na prova será divulgado hoje.

Mesmo sabendo que é proibido usar o celular durante o exame, alguns candidatos tentaram burlar a regra fazendo fotos da prova ou dos cartões de resposta. Os inscritos postaram em diversas redes sociais, inclusive com a marcação ;Enem;, no momento em que faziam o exame. ;Fazendo umas fotos escondidas aqui. Boa prova galerinha;, publicou um candidato da prova às 13h36. Outro escreveu: ;Não é selfie porque eu não tô na foto. Abraços do #enem;, às 14h44.
De acordo com edital do Enem, todos os que forem flagrados fazendo selfies ou qualquer foto durante as provas serão eliminados do exame. Uma equipe do MEC está monitorando as redes sociais, a fim de identificar e excluir do exame eventuais participantes que postem imagens de dentro das salas. Segundo o órgão, os inscritos poderão ser desclassificados posteriormente. No primeiro dia de prova de 2013, 24 pessoas foram flagradas. Neste ano, foram usados 17 mil detectores de metais, levando a um aumento de 170% nas apreensões.
Horário

Os portões de diversos locais de prova do Enem começaram a ser fechados a partir das 13h, para o desespero dos estudantes que não conseguiram chegar a tempo do início da prova. No Rio de Janeiro, a estudante Amanda Alli, 19 anos, foi uma das que ficou de fora da prova por ter chegado ao local atrasada por apenas alguns segundos. Aos prantos, a jovem chegou a passar mal no local depois de ter a entrada impedida pelos seguranças. Ela culpou o trânsito pelo atraso. ;Minha mãe fez vários caminhos diferentes para que chegássemos a tempo, mas o trânsito estava complicado em todos os bairros no caminho para cá;, explicou.
[SAIBAMAIS]
Os candidatos que perderam o primeiro dia do Enem poderão fazer a prova no domingo. Pelas regras do exame, nada impede que, chegando ao local da avaliação no horário previsto, até as 13h, no horário de Brasília, o candidato faça o teste. Apenas um dia de prova, no entanto, poderá não ser suficiente para que sejam aprovados em programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Além de atrasos e eliminações, outra ocorrência triste do sábado de provas foi a morte de uma candidata em Olinda (PE). Edvania Florindo de Assis, 32 anos, teve um AVC e morreu no Colégio Santa Emília. A comerciante chegou a ser atendida pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu), mas não resistiu e faleceu no local. Em uma rede social, a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte ; o MEC o fez por nota e se solidarizou com a família. Neste domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação