postado em 09/11/2014 16:56
Duas horas antes do fechamento dos portões, já era grande a movimentação de candidatos no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na zona norte da cidade, para o segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No local, prestam o exame 5,6 mil dos 606 mil inscritos em todo o estado.Muitos chegavam em grupos e trocavam ideias sobre a prova do dia anterior e as expectativas para a deste domingo. Já outros preferiam ficar isolados. Beatriz Costa, de 20 anos, pretende cursar arquitetura e presta o exame pela terceira vez. Morando em Del Castilho, também na zona norte carioca, ela tem o ensino médio completo, cursado em colégio particular.
;Estou preparada, mas redação é sempre uma ansiedade, porque o que pega é o tema. Matemática eu gosto muito, estou bem tranquila;, disse.
[SAIBAMAIS]
Com relação à prova de ontem (8), Beatriz achou que foi a melhor desde 2012, quando prestou pela primeira vez o Enem. ;Tanto que eu corrigi com o suposto gabarito e vi que fui bem;. Confiante, ela espera que este seja o seu último Enem. ;Eu nunca me dediquei tanto quanto este ano. Quero passar, porque já não aguento mais;.
Acompanhado da colega de escola Ester Larck, de 21 anos, Douglas Silva, de 18, faz o seu primeiro Enem. Egresso de uma escola pública, o Colégio Olintho da Gama Botelho, em Pilares, na zona norte, Douglas, que pretende ser advogado, aposta na redação para ser bem sucedido na prova deste domingo.
;Eu espero fazer uma boa redação, tirar uma boa nota, e com os pontos ingressar numa das melhores faculdades de direito, talvez a UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro] ou aqui mesmo, na Uerj;, disse.
Já a matemática, que também faz parte da prova de hoje, não assusta Adalberto de Oliveira, de 18 anos, morador do bairro da Piedade que ainda cursa o ensino médio em um colégio particular. ;Olha, eu sou bem melhor em exatas. E acho que o dia de hoje vai ser bem melhor que o de ontem, que foi de humanas. Com a de hoje, espero aumentar minha pontuação;.
Leia mais notícias em Brasil
Adalberto, que presta o seu primeiro Enem, pretende aproveitar o tempo maior da prova de hoje com a redação. Segundo o jovem, seu maior foco não é o Enem, mas sim os exames de acesso às escolas militares. ;Como esse ano é um ano importante, eu estou fazendo todas as provas. Se for escolher uma faculdade, eu acho que prefiro medicina;. Sobre a prova de ontem, Adalberto disse apenas que foi ;cansativa;.