Brasil

Evento em rede social reúne 10 mil para corrida de pelados em Porto Alegre

Nos últimos dez dias foram registrados quatro casos de pessoas que estavam correndo totalmente despidas nas ruas da capital gaúcha

postado em 11/11/2014 19:03

A primeira mulher que correu nua em Porto Alegre foi detida pela Brigada Militar

Uma página do Facebook chamada "Correr pelada/o em Porto Alegre" convoca os moradores da cidade para uma corrida de pessoas nuas que irá acontecer no próximo domingo (16/11). Aproximadamente 49 mil usuários da rede social foram convidados e 10 mil pessoas já confirmaram presença no evento. O encontro será realizado em um parque da capital gaúcha, o Redenção, e a largada está prevista para para às 10h.

Nos últimos 12 dias foram registrados quatro casos de pessoas que estavam correndo totalmente despidas nas ruas da capital gaúcha. A primeira mulher foi detida pela Brigada Militar. Ela declarou que "estava correndo pela liberdade". A segunda personagem, identificada como Betina, defendeu-se, dizendo que tratava-se de uma atitude natural. A família de Betina afirmou que a jovem sofre de problemas psicológicos e conta com acompanhamento médico.

[SAIBAMAIS]A terceira corredora foi vista próximo ao Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. O 9; Batalhão de Polícia Militar (9; BPM) foi alertado, mas não localizaram a moça. Outro evento com o nome "Corrida Pelada" chegou a ser realizado e contou com a participação de 15 pessoas, porém, somente um homem caminhou nu pela Avenida Carlos Gomes. Os fatos inspiraram o game CorridaPelada. A aplicação pode ser instalada em celulares que rodam Android.

Suposições foram levantadas sobre uma possível ligação entre os casos. Esses poderiam representar protesto ou ação publicitária. Entretanto, nada foi comprovado. A organizadora do evento admitiu na página da rede social que a iniciativa "começou como uma brincadeira e tomou proporção não esperada". Ela acredita que o encontro não vai se concretizar, ficará somente no Facebook. "Acho apenas que é uma manifestação de desejo de liberdade", acrescentou a gaúcha.



O Artigo 233 do Código Penal condena a prática de nudismo em locais públicos. A pena para o ato obsceno prevê detenção de três meses a um ano ou pagamento de multa. O Comando de Policiamento de Porto Alegre não registrou nenhuma denúncia sobre o evento "Correr pelada/o em Porto Alegre". Os batalhões da capital não receberam ordens para conter a manifestação de liberdade que ocorrerá no domingo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação