Brasil

Itamaraty diz ter elementos para negar visto a Julien Blanc

Ministério das Relações Exteriores afirmou, em nota, que há elementos que recomendam negar a concessão de visto ao suíço que ensina homens a paquerar mulheres

postado em 13/11/2014 18:28
Reprodução/Facebook

O Ministério das Relações Exteriores confirmou, em nota, que há elementos para negar a concessão de visto ao suíço Julien Blanc, que instrui homens como ;paquerar; mulheres. O homem trabalha para uma empresa norte-americana e tem palestras agendadas no Brasil para janeiro em Florianópolis e no Rio de Janeiro. De acordo com o MRE, os consulados no exterior ainda não receberam o registro de pedido de visto.

Blanc é conhecido por usar técnicas que recomendam o uso de força física para obter contato com as mulheres. Em nota, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) classificou o conteúdo das apresentações de Blanc como ;sexista e racista;.

A instrução do MRE é para que as representações diplomáticas e consulares entrem em contato com as autoridades de Brasília para falar sobre eventual requisição. ;Caso uma solicitação de visto seja recebida por qualquer Embaixada ou Consulado no exterior, já existem elementos suficientes que recomendam a denegação. Para tanto, o Itamaraty acompanha o assunto em coordenação com o Ministério da Justiça e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM);, informou a pasta, em nota.

[SAIBAMAIS] Desde que a notícia de que Blanc viria ao Brasil foi divulgada, houve mobilizações nas redes sociais contra a entrada dele no país. Uma petição eletrônica também foi feita e já ultrapassa 200 mil assinaturas, pedindo ao Itamaraty e à Polícia Federal que barrem a entrada do americano no país. Em nota divulgada ontem, a SPM lembrou que Blanc foi deportado da Austrália depois que uma petição eletrônica reuniu mais de 40 mil assinaturas por considerá-lo machista e racista. Em um vídeo sobre como se aproximar das asiáticas, Blanc afirma que homens brancos podem fazer o que quiserem com elas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação