Brasil

Corpo do ex-ministro Adib Jatene é enterrado no Cemitério do Araçá

Ele estava internado no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. Segundo boletim médico, Jatene morreu em decorrência de um infarto agudo do miocárdio

postado em 15/11/2014 10:43
O sepultamento do médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene, que morreu na noite da última sexta-feira (14/11), aos 85 anos foi realizado no Cemitério do Araçá, na zona oeste da capital paulista. O corpo de Jatene foi velado na manhã deste sábado, no segundo andar do hospital. Ele estava internado no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, e segundo boletim médico, morreu em decorrência de um infarto agudo do miocárdio.

[SAIBAMAIS] Jatene era diretor-geral do HCor e um dos pioneiros da cirurgia do coração no Brasil. Foi secretário estadual de Saúde (1979-1982) no governo de Paulo Maluf em São Paulo e duas vezes ministro da Saúde, nas gestões Fernando Collor (1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995-1996).

A presidente da República Dilma Rousseff, que participa na Austrália do encontro dos países do G20 lamentou, em nota, a morte de Jatene. ;O Brasil perdeu nesta sexta-feira um dos seus filhos queridos. A morte do médico Adib Jatene deixa nossa Nação triste. Ele foi um dos mais importantes cardiologistas do Brasil e um dos artífices da criação da CPMF, que permitiu destinar mais recursos para a saúde publica. Expresso meus sentimentos à viúva, dona Aurice, e aos filhos do casal: Ieda, Marcelo, Fábio e Iara;, diz nota da presidenta.



O Ministério da Saúde também soltou uma nota de pesar, lamentando a morte do ex-ministro da Saúde. ;O Ministério da Saúde recebeu com tristeza o anúncio do falecimento do médico, professor e ex-ministro da Saúde Adib Jatene. Desde a sua oficina no fundo de sua casa, esse engenheiro do coração, trouxe importantes inovações para as cirurgias cardíacas. Na prática médica, suas técnicas são reconhecidas internacionalmente. Como ministro da Saúde e militante da saúde pública, deixou sua marca pela inabalável busca pela melhoria da atenção à saúde da população e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde;, diz a nota.

Adib Domingos Jatene nasceu em Xapuri (AC). Em 1953, já em São Paulo graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp). A sua pós-graduação foi feita no Hospital das Clínicas, sob a orientação do professor do professor Euclydes de Jesus Zerbini.

A passagem de Adib Jatene no governo Fernando Henrique foi marcada pela criação da então Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF). O então ministro dedicou-se a convencer os deputados e senadores da importância deste tributo para os cofres da Saúde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação