postado em 18/11/2014 22:00
Representantes das centrais de interpretação de Libras (língua brasileira de sinais) de todo o país participaram hoje (18), em Brasília, de um encontro para discutir melhorias no funcionamento dos espaços destinados ao atendimento de pessoas com deficiência auditiva.O objetivo dos centros é garantir a essas pessoas atendimento de qualidade, por meio de serviços de tradução e interpretação, além de facilitar o acesso a serviços públicos.
;O governo federal faz a doação de um kit padrão, composto por um carro, computadores com webcam e impressora, mobiliário e telefones adaptados, e o estado ou o município que recebe os equipamentos entra com o espaço físico e os recursos humanos;, disse João Paulo Gurgel, coordenador-geral do Sistema de Informação da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH).
Segundo a SDH, desde 2012, foram implantadas 23 centrais em 18 estados, e está prevista a inauguração de mais 14 ainda neste ano. Para a coordenadora dos centros em Manaus, Fabiana Ferreira, o encontro desta terça-feira foi importante para alinhar o atendimento do programa.
;Uma dificuldade que eu vejo é a falta de planejamento, de ouvir a comunidade. Nós não podemos pensar em uma política pública para a pessoa surda sem ouvir o que ele precisa, pois ele é quem sabe de sua necessidade;, disse Fabiana.
Manaus é uma das cidade usadas como exemplo de bom funcionamento das centrais. De acordo com Fabiana, em média, 200 pessoas solicitam atendimento, todos os meses ,nos dois centros instalados na cidade. ;No momento em que o surdo faz um pedido, identificamos sua necessidade e o auxiliamos a ter acesso a serviços públicos, como saúde e Justiça, com intérpretes de Libras e, se preciso, com transporte;. informou.