Brasil

Pedidos de refúgio cresceram 1.254% em quatro anos no Brasil

A população de refugiados no país chega a 7.289 pessoas, das quais 25% são mulheres, segundo dados das Nações Unidas

postado em 19/11/2014 09:47

Apesar de todos os problemas sociais existentes por aqui, o Brasil tem se tornado destino para um número cada vez maior de refugiados. A quantidade de pessoas perseguidas ou expostas a violações graves de direitos humanos em sua terra natal que encontraram um porto seguro ao adentrar as fronteiras brasileiras cresceu 1.254% ; passando de 150, em 2010, para 2.032, de janeiro a outubro deste ano. A população de refugiados no país chega a 7.289 pessoas, das quais 25% são mulheres, segundo dados das Nações Unidas apresentados ontem no Ministério da Justiça.

Há refugiados de 81 nacionalidades em solo brasileiro. Os principais países de origem são Síria, Colômbia, Angola, República Democrática do Congo e Líbano. Só em 2014, foram solicitados 8.302 pedidos ao Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), que deferiu 2.032. Sem citar eventos específicos, como a Copa do Mundo ou as Olimpíadas, Paulo Abrão, presidente do Conare e secretário nacional de Justiça, associa o aumento da procura de refúgio no Brasil à visibilidade internacional cada vez maior.



;Esse crescimento vem da percepção externa de que as instituições brasileiras são capazes de proteger os direitos humanos. Os refugiados dependem desse sentimento para optar por um país;, afirma Abrão. Nos últimos anos, houve um aumento nos pedidos de refúgio feitos por sírios, enquanto a entrada de colombianos, antes predominantes entre os refugiados, diminui. Uma explicação plausível está associada aos avanços da negociação de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação