Brasil

SP: Justiça determina bloqueio de bens de agentes da Delegacia de Imigração

Eles foram denunciados por receber dinheiro indevido para promover facilitações nos trâmites dos processos de registro de estrangeiro

postado em 19/11/2014 18:35
Quatro agentes e dois servidores administrativos da Polícia Federal que atuavam na Delegacia de Imigração de São Paulo (Delemig) tiveram seus bens bloqueados por determinação da Justiça Federal. A decisão é em caráter liminar e coloca em indisponibilidade os bens móveis e imóveis dos réus em um valor suficiente para assegurar o ressarcimento do dano material e do pagamento de uma multa civil, caso eles sejam condenados.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), eles foram denunciados por receber dinheiro indevido para promover facilitações nos trâmites dos processos de registro de estrangeiro, tais como pedidos de anistia, permanência e naturalização no país, além da emissão de passaportes.



O Ministério Público denunciou 13 pessoas envolvidas no esquema em sete ações de improbidade administrativa, após a deflagração de uma operação que foi chamada de Piàn Jú, em 2009. De acordo com o órgão, um policial federal aposentado e mais seis pessoas, entre advogados e despachantes, também são alvos das ações.

As sete ações que foram propostas pelo MPF ainda serão julgadas. O órgão pede que os acusados percam suas funções públicas e que seus direitos políticos sejam suspensos, além do pagamento de uma multa civil e a proibição de que façam contratos com o Poder Público ou recebam créditos fiscais ou creditícios (relativo ao crédito público).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação