Brasil

Projeto Tamar comemora 30 anos em Fernando de Noronha

Este ano, a primeira geração de tartarugas protegidas pelo programa voltou para desovar na ilha

Diário de Pernambuco
postado em 21/11/2014 20:30
Este ano, a primeira geração de tartarugas protegidas pelo programa voltou para desovar na ilha

O projeto de preservação de tartarugas marinhas está completando 30 anos de atividades de pesquisa e conservação de tartarugas marinhas em Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Este ano, a primeira geração de tartarugas protegidas pelo programa voltou para desovar na ilha, aumentando em 646% o número de ninhos, principalmente na Praia do Leão, número 7,8 vezes maior do que na temporada anterior. Em três décadas de trabalho em Fernando de Noronha, foram 153.899 filhotes liberados ao mar.

A transparência do mar de Fernando de Noronha oferece boa condição ao desenvolvimento de pesquisas sobre a biologia e o comportamento das tartarugas marinhas em ambiente natural. A ilha é área de reprodução para tartaruga-verde e local de alimentação, crescimento e repouso para juvenis da espécie e também da tartaruga-de-pente.

O Tamar também realiza um trabalho de marcação e recaptura de tartarugas no arquipélago, totalizando mais de cinco mil animais marcados desde 1990, por meio de mergulho livre ou autônomo.

A data está sendo lembrada com show do cantor e compositor Lenine, a partir das 22h, na Alameda do Boldró. A apresentação será aberta pela banda Tamarazul. A programação conta ainda com uma palestra especial sobre a iniciativa socioambiental.

O Tamar também está completando 35 anos de atuação no país. A data será comemorada no início de dezembro, com shows na Bahia e em Sergipe. O projeto é uma realização da Fundação Pró-Tamar em colaboração com o Centro Tamar/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), protegendo 1.100 quilômetros de praias em nove estados do país (Pernambuco, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina).

A iniciativa tem patrocínio oficial da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos. O programa deverá investir R$ 1,5 bilhão até 2018, em projetos com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação