Brasil

Campanha do Hemorio incentiva a doação de sangue no Rio de Janeiro

Na sede do instituto, ocorrerão palestras e eventos voltados para o público jovem. Os interessados podem fazer doações até a tarde desta quarta-feira

postado em 25/11/2014 16:02
O Instituto de Hematologia do Estado do Rio de Janeiro (Hemorio) iniciou nesta terça-feira (25/11) uma série de atividades especiais para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Parte da Semana Nacional do Doador de Sangue, a campanha conta com um pólo de coleta na Cinelândia, centro da capital fluminense, e apoio de empresas privadas e voluntários da Polícia Militar, além de artistas de rua, que mobilizam as pessoas que passam pelo local. Os interessados podem fazer doações até amanhã (26/11), das 9h às 17h.

Na sede do instituto, ocorrerão palestras e eventos voltados para o público jovem. Conforme o chefe da assessoria do Hemorio, Marcos Araújo, o objetivo é criar uma nova geração de doadores. Segundo ele, de novembro até o fim do carnaval o período é crítico. "A mobilização é menor. Necessitamos das doações para garantir os estoques para as festas de fim de ano;, salientou.



Marcos Araújo ressaltou que população precisa se solidarizar com as ações. ;As pessoas não têm o hábito de doar sangue regularmente. Infelizmente, a participação é inferior a 2% da população. Montar essa estrutura em local de grande circulação é importante para tentar sensibilizar as pessoas. O objetivo é que elas façam disso um hábito;, concluiu.

De acordo com o Hemorio, há casos em que o interessado deve conversar previamente com o médico responsável. Precisam desse contato prévio quem usa medicamentos regularmente, fez cirurgia ou tomou vacina há menos de um ano, foi ao dentista há menos de um mês, é hipertenso ou diabético, tem piercing, tatuagem ou maquiagem definitiva, está gripado, com febre, dor ou mal estar. As dúvidas podem ser tiradas no Disque-Sangue 0800-282-0708.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação