"Edson Arantes do Nascimento (Pelé) segue internado com instabilidade clínica. Para receber os melhores cuidados, foi transferido para ser monitorado em uma unidade de cuidados especiais", informo um comunicado do hospital paulista.
A unidade na qual foi internado não é a de cuidados intensivos, e sim uma ala onde são colocados pacientes que precisam de uma atenção maior do que em um quarto. "O paciente foi transferido para um quarto onde recebe uma maior vigilância, mas não se trata da unidade de cuidados intensivos, e sim é uma medida intermediária", explicou à AFP uma porta-voz do hospital.
[SAIBAMAIS]Pelé passou por uma cirurgia no último dia 13 de novembro por causa de cálculos renais no mesmo hospital, e obteve alta dois dias depois.
Em sua saída, há menos de duas semanas, ele tinha se mostrado de ótimo humor e tinha até abaixado a janela do carro para saudar fãs que o esperavam no portão. "Estou pronto para jogar amanhã", brincou o tricampeão mundial da ocasião.
Na última terça-feira, Edu e Clodoaldo, companheiros da campanha do tricampeonato na Copa do Mundo de 1970, no México, participaram de uma mesa redonda no mesmo museu para comemorar os 45 anos do milésimo gol do craque, marcado em vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, no Maracanã.
Pelé foi eleito Atleta do Século pelo jornal L;Équipe em 1981, título honorário confirmado 18 anos mais tarde pelo Comitê Olímpico Internacional.
Em 1.363 partidas, marcou 1.281 gols, um recorde, e jogou com o Santos e a seleção brasileira amistosos nos quatro cantos do planeta, contribuindo com sua fama à popularidade do futebol.
Com a camisa verde-amarela, anotou 77 gols em 91 jogos, conquistando três títulos mundiais (1958-1962-1970), o primeiro com 17 anos, na Suécia.
Depois de conquistar inúmeros troféus com o Santos, com o qual foi bicampeão mundial (1962 e 1963) e dez vezes campeão paulista, Pelé foi jogar nos Estados Unidos em 1977, no New York Cosmos, onde encerrou sua carreira.