Brasil

Denatran apresenta novas placas de veículos no padrão do Mercosul

De acordo com o órgão, o novo sistema de placa, que será obrigatório em 2016, trará facilidade em reconhecer placas clonadas

postado em 04/12/2014 13:20
De acordo com o órgão, o novo sistema de placa, que será obrigatório em 2016, trará facilidade em reconhecer placas clonadas

O novo modelo de placas de veículos que será usado no Brasil e demais países do Mercosul - Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela - foi apresentado, nesta quinta-feira (4/12) pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A placa, que adotará quatro letras e três números, será obrigatória para veículos novos a partir de 2016. Com a medida, o Denatran afirma que serão possíveis mais de 450 milhões de combinações diferentes, contra as pouco mais de 175 milhões de possibilidades do atual modelo brasileiro.

Os consumidores devem ficar atentos, pois não haverá troca de placas dos veículos já emplacados no Brasil. As novas placas do padrão Mercosul serão obrigatórias para os veículos novos, aqueles transferidos de município e com troca de categoria. A placa terá as mesmas medidas das já utilizadas no Brasil, 40 cm de comprimento por 13 cm de largura. O fundo será branco com letras pretas. Sobre uma faixa horizontal na parte superior, haverá o emblema do Mercosul e a bandeira do país do veículo.



No novo sistema, segundo o órgão, será mais fácil reconhecer placas clonadas. No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o serial da placa. Do lado direito, a placa vai ter a bandeira da unidade da Federação e o brasão de registro do veículo.

A categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), experiência (verde), diplomático (dourado) e colecionador (prateado). O novo modelo terá controle nacional para identificar a origem da placa, o que inibirá a clonagem do veículo.

Segundo o Denatran, hoje, as placas de identificação veicular são produzidas livremente e sem qualquer controle na sua forma semiacabada. As que virão no padrão do Mercosul serão fabricadas por empresas credenciadas pelo Denatran. Estas empresas, integradas ao Denatran, serão responsáveis por controlar sistemicamente o uso de cada chapa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação