Brasil

Barracos são demolidos após reintegração de posse em comunidade de SP

A área, ocupada em agosto do ano passado, é propriedade da Elo Empreendimentos Construções

postado em 16/12/2014 14:22
A demolição dos barracos da comunidade Morro do Cipó, no Alto de Taipas, zona norte da capital paulista, está praticamente concluída, segundo a Polícia Militar (PM). O terreno onde ficava parte da comunidade foi reintegrado no início da manhã desta terça-feira (16/12).

Segundo o major PM Laerte Araquém Fidélis Dias, aproximadamente 200 pessoas estavam no local no momento da chegada da polícia. ;Num primeiro levantamento, achamos que teriam mil pessoas, mas não observamos esse número agora. O movimento está bem reduzido;, declarou.

De acordo com o major, metade das casas estava vazias hoje pela manhã. Para a ação, que começou às 6h, a PM enviou 100 homens, além de um pelotão da Tropa de Choque e um da Cavalaria. Não houve confronto com os moradores. No início da tarde, retroescavadeiras removiam os entulhos. Segundo o major, a previsão é que a demolição termine às 15h.

A área, ocupada em agosto do ano passado, é propriedade da Elo Empreendimentos Construções. O terreno fica na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, região de difícil acesso, repleta de morros e vegetação nativa, próximo à construção do Rodoanel Norte.



Para a moradora Suzana Silva, 36 anos, a área ocupada é extensa, chegando a 400 mil metros quadrados. Porém, apenas uma parte foi reintegrada hoje. Segundo ela, 100 famílias da comunidade perderam suas casas e mais 900 famílias que permanecem no espaço, na parte baixa do morro, podem ser removidas no futuro. ;Dia 5 de janeiro, tirarão a parte de baixo;, comentou.

Suzana mudou-se para o Morro do Cipó há 2 anos. Ela explica que não existe um movimento social liderando a ocupação. ;Como as invasões são antigas na parte de baixo e havia uma área vazia em volta, cada um que chagava fazia um barraco.; A ordem judicial de reintegração foi expedida pela juíza Teresa Cristina Castrucci Tambasco Antunes, da 3; Vara Cível.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação