Brasil

Operação Lapa Presente ganhará reforço policial durante o verão

Segundo o coordenador da operação, major Rodrigo Cereser, a ampliação do efetivo deve-se ao grande número de turistas que visitam a Lapa no verão

postado em 16/12/2014 16:32
Bairro boêmio do centro do Rio de Janeiro, a Lapa ganhará reforço no policiamento entre 24 de dezembro deste ano e 28 de fevereiro de 2015. O esquema especial faz parte da Operação Lapa Presente, da Secretaria de Governo (Segov) do Estado do Rio. Serão 115 agentes - 20 a mais que o efetivo atual - patrulhando a região durante toda a semana no período noturno.

Segundo o coordenador da operação, major Rodrigo Cereser, a ampliação do efetivo deve-se ao grande número de turistas que visitam a Lapa no verão. ;Quanto mais visitantes, maior a probabilidade de ocorrências criminais. Queremos garantir a segurança de todos, para que possam apreciar as festas com tranquilidade nos próximos dois meses;, afirmou.

O patrulhamento continuará sendo feito em trios, a pé ou de bicicleta pelas ruas da Lapa, de domingo a quinta-feira, das 19h às 3h, e às sextas e sábados das 21h30 às 5h30. O trabalho é realizado por dois policiais militares e um agente da Segov, identificados com a logomarca da ação nos uniformes. Cereser explicou que a tática objetiva garantir abordagem mais cidadã pelos policiais.

;A pé, os agentes conseguem observar melhor o que se passa na região e garantem proximidade e sensação de segurança maior ao público. Os agentes filmam as ações e as imagens servem de estudo de caso, para que possamos melhorar as táticas de abordagem pessoal dos policiais, quando necessário;, ressaltou Cereser.

Ele acrescentou que a operação promove integração com outros órgãos, como o Batalhão Turístico, o Regimento de Polícia Montada da PM, a 5; Delegacia de Polícia (Gomes Freire), a Companhia de Limpeza Urbana, a Guarda Municipal e agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

A Operação Lapa Presente começou em janeiro deste ano, com o objetivo de reduzir os índices de violência na região. Conforme dados do Instituto de Segurança Pública, de janeiro a setembro, houve queda de 35% nos casos de roubo e furto a pedestres na Lapa, em comparação com o mesmo período de 2013.



De acordo com o levantamento, nesse período, foram registrados 137 roubos a pedestres na região, contra 212 em igual período do ano passado. Os roubos de celulares caíram 65%, passando de 26 para nove registros, enquanto os de veículos recuaram de três para apenas um caso. Os dados indicam redução de 37% nos roubos a turistas, caindo de 132 para 83 registros.

Moradores e frequentadores da Lapa podem usar o Disque Lapa Presente, por meio dos telefones 97954-2424 e 97954-2525, para fazer as denúncias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação