Brasil

Fiocruz anuncia descoberta de superbactérias na praia de Botafogo, no Rio

Os pesquisadores, até agora, não identificaram banhistas infectados pelas bactérias resistentes a antibióticos

postado em 17/12/2014 08:17
A poluição da Baía de Guanabara voltou a ganhar destaque, depois que o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou a descoberta de bactérias resistentes a antibióticos, chamadas de superbactérias KPC, em águas da praia do Flamengo. Ontem, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informaram que os organismos foram identificados também na Praia de Botafogo. Os dois locais são pontos turísticos importantes da Cidade Maravilhosa. Estudo semelhante nas águas de Copacabana e da Barra da Tijuca não localizaram amostras da superbactéria.

[SAIBAMAIS]Além dos riscos para moradores e visitantes, a descoberta também repercutiu no mundo esportivo. A praia do Flamengo é vizinha à Marina da Glória, palco das competições de vela dos Jogos do Rio, em 2016, que já havia ganhado as manchetes com fortes críticas à má conservação, em agosto, quando o comitê organizador realizou o primeiro evento-teste.



O jornal The New York Times replicou o texto da agência Reuters que fala em ;preocupação; com a bactéria resistente a antibióticos. O site da BBC destacou que 70% do esgoto da cidade é lançado nas águas da Baía. Por nota, o Comitê Organizador dos Jogos do Rio 2016 afirma que já havia sido alertado sobre o problema desde setembro e que segue discutindo meios ;para evitar a contaminação da água e continuar garantindo a segurança dos atletas;. A descoberta da superbactéria, ainda de acordo com a entidade, não mudará o planejamento de eventos-teste e das competições.
Internação

Os pesquisadores, até agora, não identificaram banhistas infectados pela superbactéria. Normalmente encontradas em lixo hospitalar, as superbactérias podem provocar infecções diversas. Como ela é resistente aos antibióticos tradicionais, o tratamento inclui medicamentos alternativos, poucos testados e altamente tóxicos, com o paciente internado.

Presidente do Inea, Isaura Frega disse que solicitou à Secretaria Municipal do Meio Ambiente um estudo sobre hospitais que possam estar jogando esgoto nos locais. ;Não se banhe se a praia estiver imprópria, independentemente da KPC. Não cabe alarmismo, basta obedecer à orientação do Inea em relação às praias;, disse Isaura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação