Daniela Garcia
postado em 13/01/2015 09:39
Os mais de seis milhões de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 podem conferir os resultados da prova a partir de hoje no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).Para ter acesso às notas, os candidatos precisam do número de inscrição ou do CPF e da senha criada no momento do cadastro e acessar o site enem.inep.gov.br. O Ministério da Educação, porém, não informou o horário da divulgação, o que deixou estudantes ansiosos na manhã desta terça-feira (13/01).
Com a pontuação em mãos, os candidatos poderão concorrer às 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior na primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A Universidade de Brasília (UnB) oferece 1.982 vagas e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), 173.
O gabarito das provas está disponível aos estudantes desde o ano passado. A correção da prova, entretanto, leva em consideração mais do que apenas a contagem dos erros e acertos. Cada questão tem um valor de acordo com a dificuldade do tema. Assim, uma questão que muitos candidatos acertaram é considerada mais fácil e não valerá tantos pontos. Já o candidato que acertar uma questão com alto índice de erros ganha mais pontos por aquele item.
O Sisu seleciona alunos para vagas em instituições públicas de ensino superior a partir da nota do Enem. Para participar desta edição, o candidato tem de ter feito a prova de 2014 e não ter tirado zero na redação. O estudante poderá se inscrever em até duas opções. Desde a manhã de ontem, está disponível a consulta de vagas. Os candidatos podem conferir as opções por município, instituição ou curso e se preparar para as inscrições que começam na próxima segunda-feira, 19, no site www.sisu.mec.gov.br. O prazo de inscrições vai até às 23h59 do dia 22.
Cronograma
Período de inscrições: 19/1 a 22/1
Resultado da chamada regular: 26/1
Prazo para participar da lista de espera: 26/1 a 6/2
Matrícula da chamada regular: 30/1 a 3/2
Convocação da lista de espera pelas instituições a partir de: 11/2