Brasil

Sisu recebe inscrições para 205 mil oportunidades no ensino superior

São 205 mil vagas em instituições federais e estaduais; Especialista recomenda atenção diária ao sistema

Naira Trindade
postado em 19/01/2015 08:00
É dada a largada para as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições de ensino superior. Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mãos, 6,19 milhões de interessados que fizeram o exame têm até quinta-feira para se cadastrar e monitorar o site sisu.mec.gov.br, sem pagamento de taxas. No Distrito Federal, a Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Federal de Brasília (IFB) criaram 2.155 oportunidades nos câmpus de Brasília, Taguatinga, Planaltina, Riacho Fundo, São Sebastião e Gama.

O sacrifício de abrir mão de um fim de semana para resolver 180 questões e escrever uma redação dá aos jovens brasileiros a chance de ; além de ingressar em uma universidade federal no país ; conhecer o mundo por meio do programa Ciência sem Fronteiras ou até ser aceito por duas universidades públicas de Portugal (veja quadro). ;É a democratização do ensino superior;, resume o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, sobre o fato de a facilidade dos exames em escolas públicas atrair todos os anos um recorde de estudantes dispostos ao curso superior.

Leia mais notícias em Brasil

Mas, para potencializar as chances de escolher um curso em que há mais possibilidades de aprovação, é essencial o estudante se atentar ao funcionamento da nota de corte do sistema. A partir de amanhã, segundo dia de inscrições, o Sisu divulgará as pontuações mínimas para entrar em cada um dos 5.631 cursos oferecidos nacionalmente. O dado será atualizado uma vez por dia, até o fim do período das inscrições, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação