Brasil

Itabira, em Minas Gerais, cancela carnaval por causa da falta de água

Principal sistema de abastecimento da cidade, a Pureza, está usando, pela primeira vez na história, o volume morto

Estado de Minas
postado em 24/01/2015 16:51

Reservatório Pureza, está com baixo nível de água

A cidade de Itabira, Região Central de Minas, é mais um município que cancelou o carnaval por causa da crise de abastecimento. O prefeito da cidade, Damon Lázaro de Sena, também alegou dificuldades financeiras que prejudicam o orçamento da festa. Pelo menos outras três cidades mineiras cancelaram a folia por causa da falta de água e outros municípios ainda estudam como vão receber turistas sem situação de racionamento.

A decisão em Itabira foi tomada na tarde de sexta-feira. Segundo a prefeitura, os reservatórios da cidade estão operando na sua capacidade mínima, o que obrigou o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) a estender o período de racionamento e, ainda, alugar equipamentos para bombear água. O principal sistema de abastecimento da cidade, a Pureza, está usando ; pela primeira vez na história - o volume morto.

[SAIBAMAIS]A administração municipal cancelou o carnaval preocupada com os gastos para refrescar foliões e limpar banheiros químicos, além do aumento de consumo de água provocado pelos visitantes. A prefeitura chegou a avaliar a possibilidade de levar a festa para o Parque de Exposições da cidade, mas decidiu cancelar qualquer evento programado.

Também cancelaram as festas as cidades de Itaguara, Itapecerica e Oliveira. Em Abaeté, no Centro-Oeste mineiro, onde o carnaval de rua é tradicional, está sendo feita uma campanha para que a população não desperdice água. Na Região central do estado, a Prefeitura de São João del-Rei pretende fazer plano de contingência para enfrentar a estiagem.

Em Diamantina, o trabalho de conscientização se intensificará com a chegada dos turistas. Ouro Preto, uma das cidades que mais recebe foliões de outros estados, já se prepara para um carnaval sem água, caso não chova nos próximos dias. Enquanto isso, a prefeitura começou um sistema de rodízio para abastecimento nos bairros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação