Brasil

Municípios mineiros começam a tomar medidas emergenciais por falta de água

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí informou que a Copasa já está providenciando uma nova captação em Piranguçu, na Região Sul. O bombeamento será feito por um gerador a diesel

Estado de Minas
postado em 24/01/2015 16:54
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí informou que a Copasa já está providenciando uma nova captação em Piranguçu, na Região Sul. O bombeamento será feito por um gerador a diesel

Medidas emergenciais já estão sendo tomadas em municípios do interior de Minas Gerais por causa da crise hídrica que atinge o estado. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí informou, neste sábado, que a Copasa já está providenciando uma nova captação em Piranguçu, na Região Sul. O bombeamento será feito por um gerador a diesel.

[SAIBAMAIS]Moradores de pelo menos 88 municípios que têm concessão com a Copasa já sofrem com a falta de água. Destes, dois já estão em situação de colapso, falta água e o racionamento já é uma realidade. Outros 63 estão em iminente colapso, por isso, fizeram rodízio de fornecimento entre bairros e regiões, e 23 apresentam problemas. Em relação às cidades que têm sistemas de abastecimento autônomo, 50 já estão em racionamento e 13 iniciaram rodízio.

Das cidades na lista da Copasa, três são abastecidos pela bacia do Rio Sapucaí, Cachoeira de Minas, Piranguçu, e Piranguinho. Conforme o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí, esses municípios precisam de medidas urgentes para combater o desabastecimento.

Multas e racionamento


O Instituto Mineiro das Águas (Igam) já analisa o pedido da Copasa para o reconhecimento de crise de escassez hídrica. Com o decreto, o governo do estado espera tomar, em 30 dias, medidas para tentar amenizar a situação do estado. Dentre os procedimentos que serão tomados estão o racionamento de água e a multa para o desperdício em 31 municípios da Grande BH.

Se o decreto for aceito pelo Igam, ele será apreciado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), órgão regulador que determina como serão os procedimentos de economia de água.

Recursos para obras

O governador Fernando Pimentel (PT) se reuniu na manhã deste sábado com a presidente da Copasa, Sinara Meireles, e integrantes da força-tarefa criada para combater a crise hídrica no estado. No encontro, na sede da companhia em BH, Pimentel pediu levantamentos de recursos necessários para as obras emergenciais e de médio e longo prazo em Minas. Ele vai levar a proposta até o governo federal.

Nesta semana, o governador vai se encontrar com a presidente Dilma Rousseff para apresentar os projetos para combater a escassez de água.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação