Brasil

Aniversário de SP é comemorado com show, rock, gastronomia e futebol

A entrada para todos os eventos em comemoração pelos 461 anos da cidade de São Paulo é gratuita

postado em 24/01/2015 17:01
A comemoração dos 461 anos da cidade de São Paulo neste final de semana terá shows em várias regiões da capital, passeio de bicicleta pelos pontos turísticos da cidade e festival gastronômico com pratos a preços populares. A entrada para todos os eventos é gratuita.

Entre as atrações musicais, a região central da cidade recebe Jorge Ben amanhã (25), às 16h, no Centro Esportivo e de Lazer Tietê, na Avenida Santos Dumont, na região da Luz. A zona norte terá palco montado na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, com a banda Planta e Raiz, o grupo Dead Fish e a banda Krisiun hoje (24). Amanhã, o show fica por conta de Leandro Lehart e do Baile do Simonal.

Leia mais notícias em Brasil


Hoje, a zona sul recebe, na Avenida do Arvoreiro, o cantor e compositor Odair José e a banda Ira. Amanhã, a apresentação será do grupo Detentos do Rap e de Almir Guineto, criador do grupo Fundo de Quintal. Na zona leste, apresentam-se hoje Rafael Castro, The Dead Rocks, Jonnata Doll & Os Garotos Solventes e Pitty, no Parque Linear Rio Verde. Amanhã tem Velha Guarda da Camisa Verde e Branco, o grupo de rap De Menos Crime e a banda de reggae Tribo de Jah.

As comemorações na zona oeste serão no Largo da Batata, em Pinheiros, com a banda Patife Band, a cantora Alice Caymmi e a Dona Onete hoje. Amanhã é a vez da Nomade Orquestra, do grupo Metá Metá e da banda Nação Zumbi. Um festival de rock com cinco palcos também anima os fãs do estilo, na Cidade Matarazzo. Apresentam-se a banda Ira, a Urbana Legion - tributo à Legião Urbana, Dinho Ouro Preto e Preto Massa. No local, será montada uma praça de alimentação de food trucks, um espaço para DJ;s, palco para músicos iniciantes que queiram mostrar seu talento, feira virtual de adoção de animais e estacionamento para bike.

Além dos shows, a 10; edição do passeio gratuito de trólebus levará os visitantes a conhecer os importantes pontos turísticos da capital. As saídas começam às 9h15, do Pateo do Collegio, e passará pelo Mosteiro do São Bento, Edifício Martinelli, Edifício Altino Arantes, Viaduto do Chá, Theatro Municipal, Praça da República, Edifício Itália, Biblioteca Mário de Andrade, Largo São Francisco e Catedral da Sé.

A Pedalada de Aniversário de São Paulo tem concentração amanhã, às 7h, em frente ao prédio da Fiesp, na Avenida Paulista. Pontos turísticos, como o Estádio do Pacaembu, Pinacoteca do Estado, Estação da Luz, Theatro Municipal, Sambódromo do Anhembi e Viaduto do Chá fazem parte do roteiro. O passeio termina no Centro Esportivo e de Lazer Tietê.

Chefes de cozinha também organizam venda de pratos a preços populares, em frente ao Theatro Municipal, no centro da capital. Os preços variam de R$ 5 a R$ 15 e a entrada é gratuita. No menu estão a tradicional Paella à Marinera, paleta mexicana, bolinho de bacalhau, strogonoff especial com arroz e batata palha, lanche de pernil com molho de rapadura e lanche de carne louca.

O Memorial da América Latina participa das comemorações realizando a lavagem da mão de Oscar Niemeyer, a escultura do arquiteto carioca, que é símbolo da cidade. A cerimônia é inspirada na lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador.

Segundo a São Paulo Turismo (SPTuris), serão, ao todo, 15 eventos, distribuídos em 15 palcos, que contam com 22 geradores, 130 banheiros químicos, 530 grades, 270 barricadas e 50 tendas. A programação completa está disponível na internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação