postado em 11/02/2015 18:43
Os serviços de transportes do Rio de Janeiro montaram esquema especial para atender aos usuários no período do carnaval, quando o movimento de passageiros aumenta. A recomendação do governo do estado e também da prefeitura do Rio de Janeiro é para que o folião utilize o transporte público.O metrô vai funcionar 24 horas, e os trens vão circular desde as 5h de sexta-feira (13) até as 23h de terça-feira (17). Mas, por causa do desfile das escolas mirins neste dia, no Sambódromo, haverá extensão de embarque até 1h de quarta-feira (18), nas estações Central e Praça Onze.
Leia mais notícias em Brasil
Na Linha 2, a partir do meio-dia de sábado (14), os trens farão o trajeto direto entre as estações Pavuna, no subúrbio, e General Osório, em Ipanema. Com isso, os passageiros não terão necessidade de transferência para a Linha 1. No fim de semana, o esquema será repetido entre as 5h do sábado (21 e as 23h de domingo (22) para atender aos usuários que vão ao Desfile das Campeãs, no Sambódromo.
A passagem dos blocos vai alterar o funcionamento de algumas estações. No sábado (14), o desfile do Cordão da Bola Preta, tradicional bloco do carnaval carioca, provocará o fechamento, durante todo o dia, da Estação Cinelândia. O mesmo vai ocorrer na segunda-feira (16), por causa do desfile do bloco Sargento Pimenta. De sábado a terça-feira, entre as 15h e as 20h, a Estação General Osório terá esquema diferenciado, com acessos exclusivos para embarque e desembarque.
Por questão de segurança, ficarão fechadas, dos dias 13 a 17, de 0h às 5h, as bilheterias das estações São Francisco Xavier, Uruguaiana, Flamengo, São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva. A compra das passagens pode ser feita nas máquinas de autoatendimento, com valor mínimo de recarga de R$ 5. A validade da carga dos cartões é de cinco anos, mas o cartão unitário tem validade de apenas dois dias.
Também por causa da segurança não será permitido embarcar com bicicletas, pranchas de surfe e grandes volumes, durante toda a operação especial de carnaval. Como prevenção de acidentes com fantasias e adereços, comuns nesta época do ano, as escadas rolantes das estações permanecerão desligadas.
Nas barcas, a expectativa da concessionária CCR Barcas, responsável pelo serviço, é de que 260 mil passageiros utilizem o transporte de sexta-feira a domingo, nas linhas com destino à Praça XV, no centro da cidade. Se o período for estendido até Quarta-Feira de Cinzas, a projeção aumenta para 368 mil passageiros em todas as linhas operadas pela concessionária.
No sábado e domingo, a linha Praça XV-Praça Arariboia, em Niterói, vai operar com intervalos de 30 minutos; as linhas do Cocotá, na Ilha do Governador, e de Charitas, em Niterói, não funcionam nos fins de semana; enquanto a linha da Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara, funcionará normalmente.
Na segunda-feira, os intervalos da linha Praça XV-Praça Arariboia serão de 20 minutos, das 5h40 às 10h, e das 16h às 20h, e passará para 30 minutos, das 10h às 16h, e das 20h às 23h30.
Além do sábado, a linha Praça XV-Charitas não vai operar na segunda-feira e na Quarta-Feira de Cinzas. Nestes dias, a concessionária vai fazer obras de adaptação das pontes, que receberão a embarcação Pão de Açúcar, primeira das nove novas barcas que reforçarão a frota do serviço de transporte aquaviário na Baía de Guanabara, encomendadas pelo governo do estado.
A procura por ônibus intermunicipais está grande. Os que têm partidas dos terminais de Campo Grande, Nilópolis, Nova Iguaçu e Alcântara já estão com 87,5% das passagens disponibilizadas para a Região dos Lagos, região serrana e Costa Verde.
As linhas extras começaram a operar hoje (11) no esquema adotado pela Secretaria de Estado de Transportes para período do carnaval. Desde o dia 3, quando as passagens começaram a ser vendidas, foram postos à venda 5,5 mil bilhetes. Os locais mais procurados são Paraty, Angra dos Reis e Cabo Frio.
O esquema, além de facilitar os usuários dos terminais, que reduzirão em cerca de uma hora o tempo de viagem, vai melhorar o atendimento aos passageiros que utilizam a Rodoviária Novo Rio, que concentrava os deslocamentos intermunicipais. O secretário de estado de Transportes, Carlos Roberto Osório, informou que as linhas regulares não sofrerão alterações. ;Recomendamos que a compra de passagens seja feita de forma antecipada;, pediu.