postado em 11/02/2015 20:45
A frase "esqueci o ;não; em casa" estampada em outdoors de São Paulo causou polêmica nas redes sociais esta semana. Vinculada a uma marca de cerveja, a mensagem incomodou a publicitária Priscila Ferrari, 25 anos, que, imediatamente, providenciou uma resposta à campanha considerada machista. Com fita isolante, Priscila completou a chamada: ;E trouxe o nunca;. Após a repercussão na web, a empresa decidiu retirar os cartazes das ruas.
Em sua página no Facebook, Priscila publicou uma foto mostrando o anuncio ;customizado; e relatou que a campanha de carnaval espalha frases que induzem a perda do controle. Até a noite desta quarta, a publicação já tinha mais de 12 mil curtidas e 4 mil compartilhamentos.
"Uma campanha totalmente irresponsável, principalmente durante o carnaval, quando a gente sabe que o índice de estupro sobe. Amigos publicitários, vocês precisam ter mais noção e respeito", desabafou a jovem. Sobre a alteração na propaganda, Priscila alegou que a "intervenção foi feita com fita isolante pois o objetivo não era destruir a infraestrutura do outdoor, só a propaganda".
Em nota ao Correio, a Ambev agradeceu os comentários postados nas redes sociais e informou que a campanha tem como objetivo aceitar os convites da vida e aproveitar os bons momentos. "Fomos alertados nas redes sociais que parte de nossa comunicação poderia resultar em um entendimento dúbio. E, por respeito à diversidade de opiniões, substituiremos as frases atuais por mensagens mais claras e positivas, que transmitam o mesmo conceito".
Outro caso
A peça publicitária da campanha "Bebeu, perdeu" do Ministério da Justiça, também levantou debate nas redes sociais. A imagem, divulgada no perfil oficial do ministério no Facebook, mostra duas jovens segurando o celular e rindo de outra garota, além de uma mensagem que diz: "Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por muito tempo". A publicação teve mais de mil compartilhamentos, duas mil curtidas e centenas de críticas. A foto ficou disponível na web por cerca de três horas. Após a repercussão negativa, foi retirada do ar. O ministério se desculpou, disse que houve um equívoco e ressaltou que a peça tem o objetivo de conscientizar a população.