postado em 13/02/2015 08:25
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) iniciou as investigações para apurar as causas e responsabilidades pelo incidente no navio-plataforma FPSO Cidade São Mateus no Espírito Santo, que deixou cinco mortos, 26 feridos e quatro desaparecidos. De acordo com a agência, cabe à Petrobras, que contratou os serviços da norueguesa BW Offshore na embarcação, prestar esclarecimentos. A concessão do Campo Camarupim, onde o navio atua, é operada exclusivamente pela estatal e a Camarupim Norte é parceria entre a petrolífera (75%) e a Ouro Preto Energia (25%). Não há previsão de quando o processo administrativo será concluído.
[SAIBAMAIS]Além das apurações da ANP, a Polícia Federal investigará o caso e a Capitania dos Portos tem prazo de 90 dias para apresentar as conclusões de um inquérito interno. Por meio da assessoria de imprensa, a Petrobras afirmou que não comentará a atribuição de responsabilidade pelo incidente. O governo, apesar de não ter apontado culpados, afirmou, por meio de nota, que ;a Petrobras irá cuidar para que a BW preste toda a assistência às famílias envolvidas;.
O coordenador-geral da Federação Única do Petroleiros, José Maria Rangel, cobrou transparência nas informações, acesso e participação no Comitê de Crise instaurado pela Petrobras e diálogo com os trabalhadores da BW Offshore. Ontem, eles solicitaram uma reunião com o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine. O diretor do Sindipetro-ES Davidson Lomba afirma que o sindicato apurará se houve falha mecânica ou humana, mas ;a prioridade número um é encontrar as vítimas;.
De acordo com a Marinha, todas as 12 deficiências identificadas na plataforma durante vistoria em abril de 2014 foram retificadas pelo operador. No mês seguinte, foi emitida a Declaração de Conformidade para Operação da Plataforma, documento que autoriza a operação em águas brasileiras até 3 de abril de 2015. A Marinha afirmou, em nota, que ;as deficiências anotadas durante a perícia inicial não indicavam nenhuma discrepância em relação aos equipamentos e sistemas de segurança da casa de bombas;.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .