Brasil

Rio de Janeiro deixa para depois do carnaval medidas de economia de água

Anúncio foi feito pelo secretário de governo, Pedro Paulo, durante solenidade de abertura oficial do carnaval na cidade

postado em 13/02/2015 17:31
Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entrega chave da cidade para o Rei Momo Wilson Neto

A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro confirmou nesta sexta-feira (13/02) que adotará medidas para economizar água e energia elétrica. O plano, que deverá orientar para a racionalização, será anunciado depois do carnaval, informou o secretário de governo, Pedro Paulo. Diante dos baixos níveis dos reservatórios que abastecem o estado, o governo estadual lançou campanha na mídia alertando para o consumo consciente dos recursos hídricos.

;Já temos um conjunto de decretos [prontos], mas vamos trabalhar para esmiuçá-los e, provavelmente no final do carnaval, vamos anunciá-los;, antecipou o secretário. Serão ações de ;exemplo da racionalização do uso da água, e também medidas para cidades, para estimular as pessoas a usarem com eficiência e razoabilidade [água e energia].

O secretário negou qualquer forma de racionamento de água neste momento. ;São medidas que independem de qualquer situação de racionamento ou de crise. São importantes para o consumo [consciente] no dia a dia;, completou Pedro Paulo. Ele participou da solenidade de abertura oficial do carnaval no Rio de Janeiro, no Palácio da Cidade, na zona sul.

Durante o evento, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, prometeu reforço na segurança e mais banheiros químicos na cidade, em comparação com o ano passado. ;Todo ano temos aprimorado cada vez mais [a organização], principalmente no carnaval de rua. É um enorme desafio, é uma tarefa difícil, tem muita gente nas ruas, estava fazendo cada vez melhor;, disse. A expectativa da prefeitura é que a cidade receba cerca de 1 milhão de pessoas para os festejos.

O Rei Momo do Rio, Wilson Dias, que recebeu de Eduardo Paes, as chaves da cidade, decretou o início do carnaval. Na ocasião, aproveitou para desejar que todos os cariocas e visitantes aproveitem a folia. ;Que renasça a espontaneidade, muita alegria mas, claro, com responsabilidade;, disse.



Além das dicas de economia, a campanha do governo estadual mostrará como ocorre o desperdício de água no banho, ao lavar as mãos, escovar os dentes, lavar calçadas, entre outras ações.

Os órgão federais também terão que economizar no ar-condicionado e nas lâmpadas, além de evitar o desperdício de água, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação