Mistura de pop, rock, samba e batucada. Milhares de foliões dançaram e cantaram até a manhã deste sábado, na abertura do carnaval de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. A expectativa de público girou em torno de 30 mil pessoas nos quatro dias do reinado de Momo. A primeira banda a se apresentar, à meia-noite, no palco montado na Praça do Mercado foi a eletrizante Sambô, seguida da tradicional Bartucada, que varou a madrugada e levou o povo ao delírio. O número de foliões deve aumentar hoje, quando se apresenta a banda mineira Jota Quest, seguida da Bat Caverna e novamente da Bartucada.
De acordo com o diretor de Ação Cultural de Diamantina, Ricardo Luiz, a prefeitura está fazendo uma campanha, com moradores e visitantes, para evitar xixi na rua. No ano passado, as autoridades adotaram medidas severas contra os ;mijões;, que foram autuados e multados em flagrante. "Estamos fazendo um trabalho de conscientização para evitar a sujeira", disse Ricardo Luiz.
O prefeito Paulo Célio (PSDB) voltou a afirmar que Diamantina não sofre problemas com falta de água ou racionamento. "Tive uma reunião com o pessoa da Copasa e posso dizer que aqui está tudo certo", disse o prefeito, fazendo paródia com um trecho da velha marchinha "Diamantina, as águas vão rolar..."