Depois de uma movimentada manhã de sábado (14), em virtude do desfile do Galo da Madrugada, os foliões passam a se dirigir ao Bairro do Recife, principal reduto carnavalesco da capital pernambucana. Além dos blocos, troças e orquestras que circulam, informalmente, pelas ruas do bairro histórico, a programação oficial de shows deve atrair uma multidão. Na noite de abertura, na sexta-feira (13), a Praça do Marco Zero anoiteceu, e entrou madrugada adentro, tomada pelo público ávido por Naná Vasconcelos e seus 700 batuqueiros, além de Fafá de Belém, Elba Ramalho, Maestro Spok, entre outras atrações.
Na noite deste sábado (14), o palco principal, montado em frente ao Centro de Artesanato de Pernambuco, traz, a partir das 19h40, apresentações de maracatu do Baque Virado Porto Rico e do Baque Solto Estrela Brilhante de Nazaré. O melhor da cultura popular no epicentro da festa. Às 20h20, é a vez do samba com a escola Galeria do Ritmo. Seguida pela Orquestra Popular do Recife, às 20h40. Às 22h, tem show de Almir Rouche, com Nena Queiroga, Nádia Maia e Marron Brasileiro. Atrações nacionais fecham a noite: Natiruts, às 23h20; Titãs, às 00h50; e Gaby Amarantos, às 2h20.
Querendo fugir para os polos chamados descentralizados, a pedida pode ser Quinteto Violado, às 23h40, em Casa Amarela; em Nova Descoberta, tem Karina Buhr e Mundo Livre S/A, a partir das 22h20; e Alceu Valença, seguido por Antonio Nóbrega, também a partir das 22h20, no polo Jardim São Paulo.