Jefferson da Fonseca Coutinho, Luciane Evans, Cristiane Silva/Estado de Minas
postado em 15/02/2015 21:49
Com um trio elétrico e arrastando milhares de pessoas pela Avenida dos Andradas, na Região Leste de Belo Horizonte, o Alcova Libertina faz seu tradicional ; já se pode considerar assim -, desfile com criticas e bom humor. O percurso começou por volta das 18h já com aproximadamente cinco mil pessoas, mas o número só aumenta a medida que ele avança rumo à Praça da Estação, no Centro. Por volta das 19h o número de foliões já passava de 10 mil, segundo a PM. Ainda conforme a corporação, a expectativa é que com a chegada do bloco o público na Praça da Estação alcance aproximadamente 40 mil pessoas. O Alcova, como é chamado pelos seguidores, toca Beatles e Stones e o rock da banda agrada a multidão. A pista sentido centro já ficou pequena e o público começa a ocupar a outra metade da Andradas sentido bairro.
Formado em 2011 pelos integrantes do ateliê de arte Alcova Libertina e vários percussionistas de BH, o bloco leva às ruas clássicos dos Beatles, Led, The Doors, Stones e ícones nacionais como Caetano, Gilberto e Mutantes. Tudo em ritmo de carnaval, maracatu, marchinhas frevo.
Já a Praça da Savassi acumula foliões desde às 16h. Boa parte do público que já lota o local, um dos corações da folia em Belo Horizonte, é desertor dos blocos que desfilam pela região desde o final da manhã.
No som, muita música brasileira como Caetano Veloso, Olodum. Até às 10 da noite quatro djs vão tocar no local. Na noite desse sábado cerca de 15 mil pessoas, segundo números da Polícia Militar, estiveram no local.
A festa tem som mecânico e, por isso, a estrutura se diferencia dos outros palcos da cidade, que tem programação com música ao vivo.
A tarde de domingo foi marcada pelo desfile de blocos tradicionais na cidade de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais.
O Bloco do Mato começou a percorrer as ruas do Centro Histórico por volta das 16h e passa pela Praça Tiradentes, Reinaldo Alves Brito Rua das Flores, e a Rua Direita.
Na agremiação, os foliões, que moram nos bairros altos da cidade, saem pelas ruas carregando ramos de folhas. O Bloco do Chifrudo, do Bairro Taquaral, também passa pela Praça Tiradentes. A agremiação existe há oito anos.