Brasil

Veja a promessa das escolas de samba para o segundo dia de desfiles no Rio

A Unidos da Tijuca aposta hoje em um desfile requintado e luxuoso para defender o título na Marquês da Sapucaí. E a Beija-Flor se apresenta sob olhares críticos ao receber R$ 10 milhões de ditador africano

postado em 16/02/2015 07:33
O segundo dia de desfiles da elite do carnaval carioca traz hoje à noite a campeã Unidos da Tijuca atrás do bicampeonato e o polêmico desfile da Beija-flor, patrocinado por um ditador africano. A festa começa às 21h30 e tem previsão de terminar só às 4h30. Campeã no ano passado ; mas agora sem o trabalho do renomado carnavalesco Paulo Barros ;, a Tijuca será a última a desfilar, com uma temática europeia e luxuosa. O enredo Um conto marcado no tempo ; O olhar suíço de Clóvis Bornay mistura o clima estrangeiro com a memória do carnavalesco Bornay (1916-2005), conhecido por criar fantasias extravagantes. E a promessa é exatamente essa. Em vez da temática popular dos tempos de Paulo Barros, a agremiação quer uma apresentação com muito requinte, pompa e luxo. Os carnavalescos montaram carros mais caprichados e apostarão no didatismo para explicar personagens de outro país.

Apesar da chuva, Mangueira animou os foliões na avenida

[SAIBAMAIS]No enredo, histórias suíças. Uma delas é a de um cão são-bernardo que salvou dezenas de pessoas soterradas na neve e, por isso, é apelidado de ;Anjo dos Alpes;. Outras referências à Suíça são as invenções daquele país, como as caixas de música, relógios e o acelerador de partículas atômicas.

A Beija-Flor de Nilópolis vem com o enredo Um griô conta a história: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial: caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade. Para fazer a festa, a agremiação recebeu R$ 10 milhões do ditador da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, que comanda o país há 35 anos. O financiamento foi criticado pela Anistia Internacional, que o acusa de uma série de violações aos direitos humanos. ;Não é benéfico para o Brasil, que quer desempenhar um papel de liderança, estar associado a escândalos como esse, de impacto internacional;, afirmou o assessor de direitos humanos da entidade, o cientista político Maurício Santoro, em entrevista publicada ontem pela BBC.



A juíza Denise Frossard, que condenou o comando do jogo do bicho no Rio em 1993, endossou as reclamações. ;É um dinheiro que traz a interrogação de ter vindo com sangue;, afirmou ela ao jornal O Globo na semana passada. ;A simples dúvida já seria mais do que suficiente para recusar.; A expectativa é que familiares de Obiang assistam ao desfile da agremiação.

Programação

; São Clemente: 21h30
; Portela: 22h35
; Beija-flor: 23h40
; União da Ilha: 0h45
; Imperatriz: 1h50
; Unidos da Tijuca: 2h55

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação