Brasil

Bonecos gigantes invadem as ruas de Olinda

No Recife Antigo, os bonecos aparecem no encerramento da festa

Wagner Oliveira
postado em 16/02/2015 11:59
Encontro de Bonecos já é uma tradição no carnaval de Olinda
Figuras tradicionais no carnaval pernambucano, os famosos bonecos gigantes são umas das atrações mais esperadas nas ladeiras de Olinda nos dias de folia. Quem quiser acompanhar a passagem dos gigantes na Cidade Alta poderá conferir os desfiles em dois dias diferentes em Olinda e em um no Recife antigo.

A primeira oportunidade para ver os bocenos será nesta segunda-feira, quando acontece a sétima edição da Apoteose da Embaixada dos Bonecos Gigantes. Já nesta terça-feira de carnaval será a vez do Encontro de Bonecos Gigantes, que este ano vai homenagear o maestro Spok. Ainda na terça, os bonecos da Embaixada invadem as ruas do Bairro do Recife.

Segundo o artista plástico Silvio Botelho, responsável pela confecção dos bonecos do Encontro de Olinda, além dos 100 gigantes que sairão do Largo de Guadalupe, quatro orquestras de frevo, 30 mascarados e 50 passistas levarão alegria pelas ruas de Olinda. ;A concentração começa a partir das 8h da terça-feira de carnaval e o bloco vai sair às ruas pontualmente às 10h30. Este ano nosso destaque será o boneco do maestro Spok. Além disso, confeccionamos ainda os bonecos de Eduardo Campos e de Carlos Fernandes, que serão homenageados no Galo da Madrugada;, ressalta Botelho.

Maestro Spok ganhou um boneco gigante e vai ser o homenageado do desfile na terça-feira de carnaval. Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A Press
Vestido com um terno preto e com saxofone nas mãos, o calunga do maestro pesa 15kg e tem 3,4m de altura. O mais novo boneco vai se juntar a outros artistas locais já representados nas criações como Lia de Itamaracá, Dona Selma do Coco e o Maestro Forró. ;São cem bonecos em um evento já consolidado que tem a cara de Olinda e integra o calendário da folia, uma festa bonita, lúdica, que só Olinda detém há 28 anos;, completa Silvio Botelho.

Após sair do Largo de Guadalupe, o Encontro de Bonecos Gigantes seguirá pelas ruas de Guadalupe, Amparo, pelos Quatro Cantos, ruas Prudentes de Morais, Bernardo Vieira de Melo, Ribeira, 15 de Novembro e encerra no bairro do Varadouro.

Embaixada
Já os 80 gigantes da Embaixada dos Bonecos estarão concentrados às 10h da segunda-feira, no Alto da Sé, de onde saem para percorrer as ruas do Sítio Histórico ao som da Orquestra de Frevo Pernambuco. No dia seguinte, para o encerramento da festa no Recife Antigo, 50 bonecos da Embaixada sairão às 19h da frente da sede, na Rua do Bom Jesus, em direção ao Marco Zero.

De acordo com Leandro Castro, idealizador dos bonecos da Embaixada, entre as novidades deste ano estão os bonecos de Mauro Shampoo, Chaves, o ET de Varginha, quatro bonecos dos Beatles e muitos outros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação