Brasil

PM usa bombas de gás para dispersar foliões na Vila Madalena

Segundo a prefeitura, a região recebeu mais de 350 mil pessoas nos dois últimos finais de semana por causa dos blocos de carnaval

postado em 17/02/2015 13:37
Policiais e foliões entraram em confronto por volta da 1h de hoje (17) na Vila Madalena, bairro que concentra grande quantidade de bares e restaurantes em São Paulo. Bombas e gás lacrimogêneo foram utilizados para impedir que os foliões permanecessem nas ruas da região durante a madrugada. Durante a confusão, foliões também atiraram garrafas nos policiais. Há uma determinação da prefeitura para que o público se disperse entre a 0h e a 1h, atendendo a um pedido dos moradores da área, incomodados com excesso de barulho no local.

Segundo a prefeitura, a região recebeu mais de 350 mil pessoas nos dois últimos finais de semana por causa dos blocos de carnaval. ;Problemas pontuais registrados neste fim de semana foram ocasionados pela dinâmica de pessoas que foram ao bairro, independente de integrarem os blocos, e permaneceram no local, mesmo com o final dos desfiles;, informou o órgão em um boletim.

Na madrugada de sábado (14) para domingo (15) foi registrada a ocorrência de som automotivo acima do volume permitido por lei e aglomeração de pessoas (conhecido como pancadão) em um posto de gasolina, próximo à Rua Inácio Pereira da Rocha. Com a reclamação dos moradores, a Polícia Militar passou a ocupar o posto e o problema não se repetiu, de acordo com a prefeitura.

Dos 300 blocos cadastrados para participar do Carnaval de Rua na cidade, 67 estavam nas ruas de Pinheiros e da Vila Madalena. Mais de 80% dos 47 desfiles na região ocorreram antes das 18 horas. ;Os dados mostram que a quantidade de pessoas na Vila Madalena durante a noite não tem relação com a presença dos blocos na região. E o crescimento dos blocos foi muito pequeno, ao passo que a presença de pessoas nas ruas aumentou inclusive em relação aos números verificados durante a Copa do Mundo;, disse o subprefeito, Ângelo Filardo.

Os eventos ocorridos na Vila Madalena são monitorados em tempo real por uma Central de Operações, que reúne representantes de 14 secretarias municipais e a Polícia Militar.

Do total de blocos que passou pela Vila Madalena desde o dia 7 de fevereiro, seis serão autuados por desviarem do itinerário ou descumprirem horários. Mais seis, com problemas considerados de menor gravidade, serão notificados. O valor da multa pode chegar a R$ 3 mil.

A prefeitura informou ainda que, desde o dia 7 de fevereiro até ontem (16), foram recolhidas mais de 260 mil toneladas de lixo na região e apreendidas cerca de 3 toneladas de mercadorias de comércio ilegal.



"[Foi preciso] reagir pontualmente para garantir a integridade física de policiais e garis, após ser atacada com garrafas durante a dispersão e a varrição", destacou a PM em nota. Segundo a corporação, um policial e uma gari ficaram feridos durante o confronto, mas passam bem. Não houve detidos no incidente desta madrugada que ocorreu entre as ruas Aspicuelta e Fidalga. A Polícia Militar informou que 32 pessoas foram detidas na região entre sexta-feira (13) e a noite de ontem (16), por diversos crimes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação