Brasil

Bloco das Carmelitas comemora 25 anos com desfile no Rio de janeiro

O bloco reuniu foliões de todas as idades, de bebês de colo a idosos. Até o cachorro Luc foi para o Carmelitas, levado Maria de Lourdes Cavalcanti

postado em 17/02/2015 14:19
O Bloco das Carmelitas desfilou hoje (17) pelas ruas de Santa Teresa, na zona sul do Rio, e comemorou seus 25 anos. Segundo o coordenador Marco Aurélio Gonçalves, o bloco começou como uma brincadeira de amigos, que inventaram a história de freiras que fugiam do convento no sábado de carnaval e só voltavam na terça-feira. ;Hoje elas estão voltando para o convento;, brinca.

O bloco reuniu foliões de todas as idades, de bebês de colo a idosos. Até o cachorro Luc foi para o Carmelitas, levado Maria de Lourdes Cavalcanti. ;Sempre trago o Luc. Ele adora. Ele tem quatro anos, mas desde que tinha um ano, quando eu o peguei, ele curte comigo o carnaval do Rio;, lembrou.

Para o músico Jerônimo da Cuíca, que integra a bateria do Carmelitas há cinco anos, o bloco é marcado pelo romantismo. ;Aqui é um bairro muito interessante para namorar. A ideia é beijar na boca. As ladeiras e os cantinhos são ótimos para namorar, para você encontrar uma paixão;, disse.

O Bloco das Carmelitas participou neste ano da campanha da Organização das Nações Unidas Neste carnaval, perca a vergonha, não perca o respeito, que busca conscientizar o público de que as mulheres precisam ser respeitadas durante as cantadas.

Foram distribuídas ventarolas que fazem três perguntas às mulheres: se ela foi paquerada, se a abordagem foi agressiva e se ela se sentiu constrangida. Caso a resposta seja não, a ventarola sugere a mensagem Bloco que segue, indicando que não houve nenhum problema.

Caso a resposta para as três perguntas seja sim, a campanha aconselha a mulher a ligar para o Disque 180, Disque-Denúncia da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, que também apoia a campanha.



A designer Camila dos Santos, de 31 anos, disse que não levou nenhuma cantada que a deixasse constrangida, mas garantiu ter visto o fato acontecendo com outras pessoas. ;Tem que ter um limite, não só no carnaval. O cara tem que ter consciência. A mulher falou não, pode até tentar mais uma vez com educação. Viu que não vai rolar, parte para outra, o mar está cheio de peixe;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação