postado em 19/02/2015 19:29
A Operação Lei Seca no carnaval do Rio de Janeiro, abordou 5.597 veículos entre sexta-feira (13) e terça-feira (17). No período foram promovidas 75 ações na região metropolitana do Rio e no interior do estado, de acordo com a Secretaria de Estado de Governo. Os agentes fizeram 4.705 testes de etilômetro, que resultaram em 441 flagrantes de motoristas sob efeito de álcool e 373 recolhimentos de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). A operação também aplicou 1.260 multas e rebocou 184 veículos.De acordo com o coordenador da operação, tenente-coronel Marco Andrade, os números deste ano são menores que no carnaval de 2014, e destacou que o resultado melhor decorre, em parte, porque houve participação efetiva da sociedade. ;É um resultado otimista, comparado a 2014. Fiscalizamos aproximadamente a mesma quantidade de motoristas, e este ano tivemos 104 flagrantes a menos de motoristas dirigindo sob efeito de álcool" - uma redução de 19% ante os 545 registros no carnaval anterior.
Leia mais notícias em Brasil
O menor número de flagrantes de motoristas alcoolizados é um "indicativo muito positivo", segundo ele, pois mostra que no carnaval de 2015 "o cidadão deu exemplo de cidadania. Ele contribuiu para que a festa fosse comemorada e aproveitada por todos, e fez mais: que a volta para casa fosse pensada com segurança, com um trânsito mais humano;.
Para ele, o folião do Rio de Janeiro deu exemplo de cidadania, com mudança de hábitos e comportamentos. Andrade salientou que o diferencial para continuar o ano de 2015 com resultados que se traduzam na diminuição de mortes e vítimas de acidentes de trânsito é a adesão e a aceitação das ações de prevenção da Operação Lei Seca pela sociedade, e ;continuar trabalhando nesse sentido para que cada vez mais as pessoas possam se engajar na nossa campanha;, declarou Andrade.
A Operação Lei Seca foi lançada em março de 2009, com o objetivo de educar e fiscalizar, de forma permanente, os motoristas, quanto à impropriedade da mistura de álcool com direção. De lá até a manhã de hoje (19), a Secretaria de Estado de Governo do Rio informa que foram registradas 1.786.339 abordagens de motoristas, das quais 350 mil resultaram em multas e houve 126.817 recolhimentos de CNHs.