postado em 24/02/2015 14:43
A operação do teleférico do Complexo do Alemão, na zona norte da capital fluminense, foi suspensa na manhã de hoje (24) devido a um tiroteio entre policiais e traficantes. De acordo com a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), pouco antes das 8h, os policiais da unidade da Fazendinha ; uma das comunidades que compõem o complexo ; foram recebidos a tiros por criminosos armados na localidade conhecida como Inferno Verde. Após o conflito, os suspeitos fugiram. Até o momento, não há informações de feridos no incidente. Em nota, a SuperVia ; empresa que opera o serviço de trens urbanos da região metropolitana e o teleférico ; informou que, devido aos problemas de segurança pública, a empresa interrompeu o funcionamento do teleférico, para garantir a segurança dos passageiros e funcionários. Segundo a empresa, o teleférico ficou mais de uma hora parado, voltando a funcionar por volta das 9h23.
Leia mais notícias em Política
O teleférico, inaugurado em 2011, é o primeiro e único transporte aéreo de pessoas, por cabo do Brasil. Integrado ao sistema de transporte ferroviário, ele tem seis estações ao longo do Complexo do Alemão: Bonsucesso/Tim, Adeus, Baiana, Alemão/Kibon, Itararé e Palmeiras. Em maio do ano passado, mais de 9 milhões de pessoas foram transportadas por esse meio.
Com 152 gôndolas, o teleférico tem capacidade para transportar oito passageiros em cada embarcação em seus 3,5 quilômetros de extensão. Da primeira estação (Bonsucesso/Tim) à última (Palmeiras), a viagem dura cerca de 16 minutos. O transporte funciona de segunda à sexta-feira, das 6h às 21h, e nos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h.
Os moradores do Complexo do Alemão, cadastrados no RioCard - sistema de bilhetagem eletrônica de todo o estado do Rio de Janeiro - têm direito a duas passagens gratuitas diárias (uma de ida e outra de volta). A tarifa unitária é R$ 1, para os que não são moradores, que usam os cartões Vale Transporte, Expresso, Bilhete Único e Bilhete Único Carioca e R$ 5, na bilheteria.