Brasil

Justiça do Pará considera etnias Borari e Arapium como índios verdadeiros

Decisão de dezembro do ano passado classificava os grupos como povos tradicionais ribeirinhos.

postado em 06/03/2015 18:50
A Justiça Federal no Pará suspendeu a sentença que considerou as etnias indígenas Borari e Arapium, que moram na região de Santarém, oeste paraense, como formadas por ;falsos índios;, informou hoje (6/3) o Ministério Público Federal (MPF).

Em dezembro de 2014, o juiz federal Airton Portela decretou que os moradores da área eram formados por falsos índios, sendo estes, na verdade, povos tradicionais ribeirinhos. Por isso, eles não teriam direito ao território delimitado pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Com a suspensão, fica mantida a Terra Indígena Maró e a proibição da entrada de madeireiros.

Para o MPF, a decisão de Portela foi ;controversa; e por isso pediu a reforma total da sentença e o reconhecimento dos direitos territoriais dos índios. Segundo o MPF, a sentença foi publicada semanas depois de uma operação de fiscalização embargar todas as permissões para exploração madeireira que incidiam sobre a terra indígena.

Leia mais notícias em Brasil

;Um relatório técnico de vistoria feito pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) também comprova a presença e o interesse dos madeireiros na terra indígena, oferecendo máquinas e combustível para lideranças comunitárias em troca de apoio no processo contra os indígenas. Agora, os madeireiros devem se retirar novamente até que o processo encerre o trâmite no TRF1 [Tribunal Regional Federal da 1; Região];, informou o MPF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação