postado em 09/03/2015 16:49
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) suspendeu por mais uma semana o reinício das aulas do primeiro semestre de 2015. Algumas das suas unidades ainda estão sem equipe de limpeza. O serviço, terceirizado por meio de licitação, é administrado pela empresa Qualitécnica. Todas as atividades acadêmicas da UFRJ ; inclusive no Colégio de Aplicação (CAp) e na Escola de Educação Infantil ; estarão suspensas até a próxima segunda-feira (16).Leia mais notícias em Brasil
Na sexta-feira (6), representantes sindicais, estudantes e trabalhadores da limpeza participaram da Plenária de Decanos e Diretores, com os membros do Conselho Universitário. Foi constatado que a maioria das 63 unidades acadêmicas não teria condições de reiniciar as atividades nesta segunda-feira (9). A data original para o início das aulas era 2 de março.
Embora algumas unidades acadêmicas sejam atendidas por outra empresa e estejam prontas para o início das aulas, a UFRJ optou pelo cumprimento do calendário acadêmico de forma conjunta e reinício das aulas após sanadas as atuais pendências. A assessoria da UFRJ informou que as unidades atendidas pela Qualitécnica estão sendo prejudicadas pelo não cumprimento de cláusula contratual por parte da empresa, que deveria honrar o pagamento dos trabalhadores, mesmo sem repasse de verbas da universidade por até 90 dias. Ainda segundo a assessoria, estão sendo tomadas ações para solucionar o impasse entre a empresa e seus trabalhadores, antes de adotar medidas legais para a ruptura unilateral do contrato.
A assessoria de comunicação da Qualitécnica não foi encontrada para comentar sobre o assunto.
O estudante de engenharia mecânica, Lucas Rangel Freire, 20 anos, é um dos prejudicados pelo adiamento das aulas. Ele veio do Espírito Santo para estudar na UFRJ. ;Nesse período sem aula não dá para se programar para fazer nada, e sabemos que mais cedo ou mais tarde, lá na frente, vai prejudicar as férias. Não dá para se organizar para fazer uma viagem, a gente fica na expectativa, meio preso;, comentou.