Rio de Janeiro - A Usina Nuclear Angra 1 voltará a ser ligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) no próximo dia 13, anunciou hoje (9) a Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras que administra a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, situada em Angra dos Reis, município do litoral sul do estado do Rio de Janeiro.
[SAIBAMAIS]
O retorno de Angra 1 ao SIN estava previsto inicialmente para ocorrer amanhã (10). Segundo explicou a Eletronuclear, o adiamento se deve à ;necessidade da purificação da água do sistema secundário da usina, de forma a atender aos padrões de qualidade estabelecidos em normas internas e internacionais;.
O superintendente da usina, Marcos Melo, disse, em entrevista à imprensa, que no dia 20 de fevereiro passado, tubos danificados em uma das duas caixas do condensador provocaram a falha que levou ao desligamento da unidade do SIN à 0h22 do dia anterior. De acordo com Melo, houve um problema de ruptura em uma tubulação ligada à água do mar que resfria o condensador. Com isso, ocorreu a contaminação por cloreto de sódio da água transformada em vapor nesse equipamento e que é usada para mover o gerador elétrico da usina.