Brasil

Rio faz mutirão para julgar processos de violência contra a mulher

Levantamento do TJRJ mostra que o número de novos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher no Rio de Janeiro aumentou mais de cinco vezes nos últimos oito anos

postado em 09/03/2015 19:43

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, lançou hoje (9) no estado a campanha ;Justiça pela Paz em Casa;, coordenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A iniciativa, organizada pela ministra do STF Cármen Lúcia, quer acelerar a resolução de casos de violência doméstica em todo o território nacional.

;Essa campanha de hoje é mais um passo no movimento em relação à violência contra as mulheres. Essa violência precisa ser prevenida, punida e erradicada, mas isso é passo a passo, não se faz de uma vez só;, disse Carvalho.

Com a campanha, até sexta-feira (13), a Justiça vai realizar um mutirão para agilizar o julgamento de crimes relacionados à violência doméstica contra mulheres, principalmente nos casos em que a vítima foi morta ou agredida pelo fato de ser mulher.

Leia mais notícias em Brasil

;Durante esta semana, a meta do TJRJ é realizar 1.082 audiências e 37 plenárias de júri. Isto é muito. Para se ter uma ideia, o tribunal realiza, por semana, cerca de 300 audiências. O objetivo é intensificar as providências jurídicas;, explicou.

Levantamento do TJRJ mostra que o número de novos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher no Rio de Janeiro aumentou mais de cinco vezes nos últimos oito anos. Em 2007, ano seguinte à edição da Lei Maria da Penha, 17.756 novos processos desta natureza foram registrados em todo o estado. Em 2014, foram 94.689 novas ações.

Para a juíza Maria Daniela Binato de Castro, do 1; Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, os números não demonstram necessariamente aumento da violência, mas a maior procura pelo Poder Judiciário.

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que esteve no lançamento da campanha, disse que o estado tem feito grandes esforços no combate à violência como um todo, mas principalmente aos atos contra as mulheres. ;Desde o mandato que eu estava completando, do governador Sérgio Cabral, e durante meus dois meses de governo, foram inauguradas 14 delegacias de atendimento à mulher. Queremos ampliar, colocar um núcleo em cada delegacia e combater toda forma de violência. Queremos investir cada vez mais, principalmente na violência contra a mulher;.

Desde o começo do mês, o TJRJ desenvolve o Projeto Violeta, criado pela juíza Adriana Ramos de Mello para acelerar o acesso à Justiça de mulheres em situação de violência doméstica e que estão em situação de risco grave de morte ou a sua integridade física.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação