Brasil

Inea vai multar a Transpetro por vazamento de óleo em Angra dos Reis

O acidente ocorreu entre as embarcações Gothenburg, que trazia óleo de uma plataforma de Macaé, e a Buena Suerte, que levaria o produto para o exterior

postado em 17/03/2015 18:36
O Instituto Estadual do Ambiente do Rio (Inea) está calculando o valor da multa que será aplicada a Transpetro pelo vazamento de óleo no Terminal da Baía da Ilha Grande (Tebig), em Angra dos Reis, no litoral sul fluminense. Técnicos do Inea permanecem no local supervisionando o trabalho de limpeza. De acordo com o instituto, ontem (16), durante uma operação de transferência do óleo de um navio para outro, 560 litros vazaram para o mar.

O acidente ocorreu entre as embarcações Gothenburg, que trazia óleo de uma plataforma de Macaé, e a Buena Suerte, que levaria o produto para o exterior. No mesmo dia, o Inea fez dois sobrevoos para acompanhar o trajeto da mancha de óleo, que alcançou a costa rochosa próxima ao terminal.

Leia mais notícias em Brasil

A prefeitura de Angra dos Reis informou, em nota, que acompanha as medidas adotadas pela Transpetro para conter e recolher o óleo. A Secretaria de Meio Ambiente do município mantém duas equipes, uma em terra e outra no mar, para monitorar a execução do plano de emergência de vazamentos do terminal. Segundo o secretário de Meio Ambiente de Angra, José Augusto Morelli, o município acompanhará todo o processo e, se preciso, intervirá judicialmente para solicitar o reparo de eventuais danos ambientais.

"O papel da prefeitura, nesse caso, é acompanhar o processo de limpeza para que tenhamos a garantia de que o impacto ambiental será o menor possível. Caso constatemos danos não reparados pelo processo de limpeza, é nosso papel procurar o Ministério Público e impetrarmos uma ação ciivil pública pedindo indenização. Medida que só será tomada após avaliação detalhada dos danos e das reparações feitas", disse Morelli.

Equipes de emergência da Transpetro mobilizaram 18 embarcações próprias e quatro alugadas, mais de 1.560 metros de barreiras de contenção e 1.900 metros de barreiras absorventes, além de dois recolhedores de óleo para fazer a limpeza do local atingido. A empresa informou, por meio da assessoria de imprensa, que, ao detectar o problema, a operação de transferência do óleo foi imediatamente interrompida e contido o vazamento. A Transpetro disse ainda que já está apurando as causas do vazamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação